Pesquisa Ibope: Dilma estaria reeleita se eleições fossem hoje

Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, divulgada nesta quinta-feira (24), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) se reelegeria no 1º turno em praticamente todos os cenários possíveis para a disputa eleitoral de 2014. O único cenário em que a presidente poderia não se reeleger no primeiro turno é o que ela concorre com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) –o mesmo que ela enfrentou em 2010.

De acordo com a pesquisa, Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Neste cenário, 22% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, de 143 municípios, entre 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

No cenário com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e sem Campos a presidente aparece com 39% das intenções. Marina fica em segundo, com 21%, e Aécio em terceiro, com 13%. Votariam em branco ou nulo 16% dos entrevistados. Outros 11% não sabem ou não responderam.

Contra Serra e Marina –cenário improvável de ocorrer visto que ambos não são os mais cotados para a disputa nos seus partidos–, Dilma aparece com 39% das intenções, a ex-senadora com 21% e o tucano com 16%. Somados, Marina e Serra têm 37% do eleitorado, percentual que iguala o de Dilma se for considerada a margem de erro. Ainda neste cenário, 15% votariam em branco ou nulo e 10% não sabem ou não responderam.

Ainda de acordo com a pesquisa, com Serra e Campos como adversários, Dilma alcançaria 40% das intenções, contra 18% de Serra e 10% de Campos –19% votariam em branco ou nulo e 12% não sabem ou não responderam.

Segundo turno

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Dilma e seus principais adversários. A presidente tem 42% das intenções contra Marina, que aparece com 29% (18% de brancos e nulos e 11% não sabem ou não responderam). Já contra Aécio, Dilma alcança 47% ante 19% do adversário (22% de brancos e nulos e 11% não sabem ou não responderam).

A diferença para Eduardo Campos é ainda maior. Dilma tem 45% das intenções contra 18% do governador de Pernambuco (24% de brancos e nulos e 14% não sabem ou não responderam). Contra Serra, que já foi derrotado pela petista em 2010, Dilma aparece com 44% e o tucano com 23% (20% de brancos e nulos e 13% não sabem ou não responderam).

Fonte: Notícias Uol

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.