Mobilidade será discutida a partir desta segunda-feira (14/11) em Joinville (SC)

De 14 a 18 de outubro, Joinville será sede do 1º Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade (CONEMB). Durante os cinco dias de evento diversos palestrantes de renome nacional e internacional vão passar pelo palco principal da Expoville. A abertura do evento acontece na segunda-feira, às 19h, com a palestra do norte americano Oliver Kuttner, CEO da Eddson 2, que projetou o carro VLC, ganhador do X- Prize.

A Edison2 é uma empresa que se dedica a projetar conceitos de automóvel futurísticos. O projeto mais recente do estúdio é o VLC (Very Light Car), sigla para o que, em português, significa “carro muito leve”. O design fluido do protótipo tem a função de criar um coeficiente aerodinâmico mais baixo, que garante um veículo mais eficiente, além de divertido de conduzir. O VLC 4.0 foi pensado para ser um carro de dois lugares voltado para as necessidades do futuro: a máquina pode admitir motores elétricos, sistemas híbridos e até mesmo unidades convencionais a combustão.

Um ponto realmente interessante do modelo foi a solução criada para a suspensão, que apresenta um complexo esquema, capaz de agregar molas e sistemas de freio no interior da roda. Segundo os criadores, isto permite que o veículo tenha um comportamento dinâmico que garante prazer ao motorista, deixando o carro mais estável. No entanto, a complexidade do sistema, que deve gerar custos de produção e manutenção, além de exigir o uso de pneus mais estreitos, que não são exatamente fáceis de encontrar.

Outro aspecto em que  VLC se destaca é a leveza: a versão para as ruas pesaria 635 Kg contra os pouco mais de 1000kg dos veículos convencionais. Diferente das tentativas inovadoras de montadoras e estúdios independentes, o carro é feito de metais comuns, como alumínio e aço. O uso desses materiais permite vislumbrar a produção comercial do automóvel, uma vez que tendem a manter os custos de produção sob controle.

Oliver é um promotor imobiliário comercial, que foi fundamental na revitalização Charlottesville, no centro de Virginia. Hoje, seus métodos iluminados e ambientalmente responsáveis estão ajudando revitalizar Lynchburg, Virginia. Praticar o que prega, Oliver colocado escritórios da Edison2 e facilidade de montagem em 360 mil metros quadrados de fábrica têxtil abandonada anteriormente que hoje abriga mais de 24 empresas e inúmeras residências.

Este importante trabalho demonstra a capacidade de Oliver para liderar projetos complexos, construir relacionamentos de negócios e entregar resultados. Sua ampla experiência inclui também o projeto de construção award-winning, esportes carro de corrida protótipo de construção, a paternidade do ALMS Ford GTR e, mais recentemente, ganhando a Progressive Insurance Automotive X Prize. Oliver é um ex-BMW, Porsche, Audi e franqueado, e é um colecionador de carros italianos.  A palestra de abertura Eddson 2  terá inicio às 19h.

Mais informações: http://conemb2013.com.br/

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.