Conheça as regras básicas para começar bem o dia de trabalho

O final de semana está acabando e é quase impossível evitar os pensamentos sobre a segunda-feira e os inconvenientes naturais de um ambiente de trabalho. O que você não deve saber é que com pequenas mudanças no dia a dia pode-se tirar tudo isso de letra.

As dicas a seguir são sugestões do Drº Artur Zular¹, médico conceituado e profundo conhecedor sobre a temática de qualidade de vida e geradores de estresse. Aos que tem problemas em iniciar bem o dia de trabalho vale a pena a leitura.

Iniciar o dia fazendo uma oração, independente de sua religião, ou ouvindo alguma música que lhe traga boas recordações, por exemplo, são grandes auxílios para possibilitar-se ter um bom dia. O pensamento positivo é peça indispensável.

Não iniciar o dia com pressa também é importante, mesmo que precise acordar uns minutinhos mais cedo para ter tempo de se arrumar e tomar o café da manhã sem pressa; você perceberá que os minutos que perdeu de sono, ganhou em bem estar durante o dia.

Chegar correndo, suado e atrasado não são boas ideias, além de causar estresse, ainda passa uma péssima impressão aos superiores, portanto, não tenha pressa, mas seja responsável, programe quanto tempo você leva para fazer as necessidades matinal e acorde em um horário que te possibilite cumpri-las.

Planejamento é um aspecto fundamental, primeiramente, veja as tarefas que ficaram acumuladas da semana anterior e as conclua, depois vá cumprindo as tarefas do dia de acordo com as prioridades, tendo em mente que no decorrer do dia pessoas podem pedir sua ajuda.

Portanto a palavra “enrolar” não deve estar no vocabulário de quem deseja ter um bom dia de trabalho. Se você sabe que deve desempenhar determinada tarefa, faça assim que possível, não crie desculpas para deixar para depois. É mais gratificante descansar quando não se tem compromissos a fazer, ao invés da sensação de consciência pesada, se tem a de dever cumprido.

Lembre-se, como você inicia seu dia pode ditar como serão suas próximas oito horas, criar “rituais” para começar bem o dia é essencial para seu trabalho.

 

Com informações de Exame / Sua Carreira.

 

¹- Médico com residência em Clínica Médica, Cardiologia e especialização em Medicina Psicossomática, Artur Zular é Mestre em Gerontologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Na área da Saúde, atua como Diretor Científico do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina; Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – Regional São Paulo. Atua também na área de Recursos Humanos, como Coordenador do GEPE (Grupo de Estudos em Gestão de Pessoas) e Consultor Científico do Instituto Qualidade de Vida. É Professor de cursos de Pós-graduação em Psicologia, Medicina Psicossomática e Gestão de Pessoas, em instituições como o COGEAE/PUC-SP (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC), IQV (Instituto Qualidade de Vida), ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude) e NEPPHO (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Hospitalar). Trabalha ainda como Coach e Consultor Empresarial, além de ser autor do livro “Sucesso Sem Stress”, da Editora Best Seller, e coautor de “Stress e Qualidade de Vida no Trabalho”, lançado pela Editora Atlas.

 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

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