As principais experiências sobre prevenção e redução de desastres serão debatidas e compartilhadas em Joinville nos próximos três dias – quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27) – durante o 10º Fórum Nacional de Defesa Civil.
O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, será realizado no Complexo da Expoville e vai reunir cerca de 2 mil participantes de todo o País, entre coordenadores estaduais e municipais de Proteção Civil, técnicos e gestores da área.
A abertura oficial será nesta quarta-feira (25/09), às 14 horas, com a participação do secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana. Às 16h30 ocorre a palestra magna “Redução do Risco de Desastres – Passando do Gerenciamento de Desastres para Gerenciamento de Riscos”, com Ricardo Mena, chefe da Oficina Regional da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da Nações Unidas (UNISDR) para as Américas.
A edição deste ano tem como tema “Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção” e tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e o conhecimento de ações municipais.
O encontro pretende estimular atividades locais de prevenção e redução de riscos e desastres, debates para instigar ações municipais de defesa civil e a divulgação de atos do governo federal que visam a melhorar o trâmite de processos nos municípios.
A participação da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Civil de Joinville será na quinta-feira (26), às 11h30, na oficina técnica “Monitoramento, Alerta e Alarme”. O engenheiro agrônomo Dieter Klostermann apresentará a experiência “Monitoramento Hidrometeorológico”. Outra participação de Joinville será na palestra sobre o Corpo de Bombeiros Voluntários, com o comandante Heitor Ribeiro Filho, na sexta-feira (27), às 9 horas.
Participação das crianças
Um das novidades da programação neste ano é a realização do I Fórum Infantojuvenil sobre o tema. A ideia é apresentar para crianças e adolescentes a importância da prevenção e da proteção à vida.
Foi criado um espaço exclusivo para os alunos de escolas municipais e estaduais, onde ocorrerão atividades lúdicas para conscientizar sobre a redução de riscos de desastres nas escolas e comunidades. Os participantes também aprenderão a agir em situações adversas, como enchentes e inundações, e conhecerão o papel do bombeiro mirim.