Semana da Ciência na Udesc Joinville

De 23 a 27 de setembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville sediará a Semana da Ciência 2013. O evento envolverá os cursos de Matemática, Química, Física, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por meio de palestras, minicursos e competições.

A abertura do evento ocorrerá às 9h do dia 23 no auditório do Bloco F com a palestra “Da comunicação alternativa à era das interações humanas”. O palestrante será o analista de sistemas, Carlos Edmar Pereira, que criou o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets em português do mundo, voltado a pessoas com deficiência.

A motivação do analista foi a filha de cinco anos que sofre de paralisia cerebral. “Muitas pessoas com deficiência são, tecnicamente falando, mudas. E com um agravante: não podem fazer uso de linguagem de sinais devido a limitações motoras ou cognitivas”, explica Pereira.

Evento contará com palestra sobre tecnologias para videogames
Também já está confirmada a palestra com o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Esteban Walter Gonzalez Clua, renomado pesquisador da área de jogos digitais.

A palestra será realizada no dia 25 de setembro às 9h no auditório do Bloco F. A intenção é mostrar que o setor de entretenimento digital é um mercado bilionário. Além disso, o mercado de jogos movimenta quase 30% de toda a indústria de TI no mundo, sendo responsável pela inclusão de importantes aspectos da massificação da computação de alto desempenho.

Na palestra serão mostradas diversas tendências tecnológicas e conceituais para o futuro próximo na área de videogames, algumas delas prontas para entrar em vigor na nova geração de consoles.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.