Vice-Presidente da BMW abre a Semana das Engenharias na Udesc Joinville (SC)

Começa na próxima segunda-feira, 19, a 13ª Semana das Engenharias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville. A abertura do evento conta com a palestra do vice-presidente da BMW, Gerald Degen. O palestrante vai trazer detalhes da vinda da fábrica da montadora alemã para o Estado de Santa Catarina, as metas da empresa para a região e as medidas que serão adotadas com relação aos impactos ambientais.

O início das obras está previsto para novembro e da produção da fábrica para setembro de 2014. A unidade será construída na cidade de Araquari, mas um centro de treinamento ficará em Joinville, no Perini Business Park. A palestra de Degen está marcada para 10h, no Joinville Square Garten.

Programação

Até 24 de agosto, a Semana das Engenharias reunirá mais de 60 palestras e minicursos gratuitos voltados às áreas de Elétrica, Civil, Mecânica e Produção e Sistemas. Todas as atividades são abertas à comunidade em geral e ocorrem no campus da universidade, localizado na rua Paulo Malschitzki, s/n, na Zona Industrial Norte.

Um dos destaques do evento é a palestra com os engenheiros Sérgio Doniak e Jeferson Luiz Andrade, que projetaram alguns dos estádios que irão sediar a Copa do Mundo 2014. Os profissionais falarão ao público na sexta-feira (23), às 15h, na sala H05.

A semana contará ainda com palestras do Sebrae e de empresas como Embraco, Romaço, General Motors, Embraer, Eletrosul, WEG, Whirlpool, entre outras. A programação completa (por engenharia) pode ser conferida no endereço: http://semanadasengenharias.joinville.udesc.br.

Eventos paralelos

Paralelamente a 13ª Semana das Engenharias, ocorre também o evento “O Desafio”, promovido pelo Centro Acadêmico Livre da Civil (Calc). A competição consiste na construção e teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola. O objetivo é fazer com que os estudantes apliquem conhecimentos básicos de Mecânica, Análise Estrutural e Resistência dos Materiais, para resolver problemas de Engenharia e projetar sistemas estruturais simples. O Desafio ocorrerá no sábado (24) às 8h30, no ginásio de esportes do campus.

Outro evento que deve movimentar a universidade é o 4º Campeonato de Robótica Móvel, que ocorrerá na quinta-feira, 22, às 14h, também no ginásio de esportes. O campeonato consiste em uma corrida de carros autônomos, desenvolvidos pelos próprios competidores, que devem utilizar a linha-piloto da pista como guia do percurso. O carro deverá ter sensores para identificar a linha, e microcontrolador. Ganha o campeonato, o robô que completar o percurso em menor tempo.

Da Ass. Impr. da Udesc Jlle

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.