Encontro Estadual com Prefeitos de SC foi marcado por entrega de máquinas via PAC

A entrega de trinta e cinco máquinas retroescavadeiras a Prefeituras Municipais da Grande Florianópolis e do Litoral Norte catarinense foi um dos destaques da abertura do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina, ocorrida na manhã desta sexta-feira (02), em São José (SC).

Além dos 35 prefeitos contemplados com as máquinas, todos os 293 gestores municipais do estado compareceram à cerimônia, que ainda contou com a presença de deputados, senadores e dos ministros do Planejamento, do Turismo, das Relações Institucionais e do Trabalho e Emprego.

Segundo a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, cada município brasileiro com até 50 mil habitantes receberá a doação de uma unidade de retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba, adquiridos com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“O investimento é o motor do crescimento e por isso o Governo Federal criou o PAC, que em sua primeira etapa contou com 657,4 bilhões e executou 94% do orçamento até dezembro de 2010. Agora, no PAC 2, são mais 989,4 bilhões”, revelou a ministra. Segundo ela, exportações, consumo de massa, infraestrutura e habitação são os pilares para que a economia continue crescendo e o país siga reduzindo desigualdades.

Ao investir em máquinas e equipamentos e doá-los às Prefeituras, o Governo Federal demonstra esforço em auxiliar os municípios na solução de seus principais entraves, entre eles, a construção e manutenção de estradas vicinais. Com os novos equipamentos, as pequenas Prefeituras poderão cuidar de suas estradas rurais, viabilizando o escoamento da produção da agricultura familiar e dos assentamentos da Reforma Agrária.

“Para municípios essencialmente agrícolas, como nós, as máquinas são de grande serventia para manutenção de estradas e dificilmente poderiam ser compradas pela Prefeitura devido ao alto valor”, disse nessa manhã o prefeito Valcir Hugen, de Rancho Queimado, ao receber sua máquina.

Equipamentos para 269 municípios catarinenses

Em Santa Catarina, são 269 os municípios com até 50 mil habitantes que estão sendo agraciados com os equipamentos. Em 2012 já foram entregues 47 retroescavadeiras àqueles integrantes dos Territórios da Cidadania, áreas prioritárias de investimento pelo Governo Federal.

O evento desta sexta-feira deu início ao calendário desse ano, que entrega hoje (02) 35 máquinas à Grande Florianópolis e Litoral Norte, levará 40 máquinas a municípios da região de Tubarão (entrega no sábado, 03/08), 27 máquinas para a região de Lages (na sexta-feira, 09/08) e 34 para municípios próximos a Rio do Sul (em 10/08).

“Outras 86 retroescavadeiras ainda serão entregues até dezembro deste ano, quando se iniciará a doação das 269 motoniveladoras e dos 269 caminhões aos municípios”, garante o delegado federal do Desenvolvimento Agrário no estado, Jurandi Gugel. O investimento total será de quase R$ 215 milhões e beneficiará mais de 800 mil pessoas.

Do Incra em SC

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.