Conselho do Idoso capacita instituições em Joinville (SC)

Para garantir o atendimento adequado e a oferta de serviços de qualidade as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) de Joinville participarão de uma capacitação a partir desta quarta-feira (28/8). A iniciativa é articulada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comdi) e reunirá representantes e profissionais das 26 ILPI’s acompanhadas pelo Conselho. O primeiro encontro acontecerá às 13h30, na Casa dos Conselhos, rua Afonso Penna, nº 840.

“Nosso objetivo é levar orientações às entidades e também promover a troca de informações. Iremos disponibilizar um espaço para que os profissionais possam tirar suas dúvidas sobre o atendimento ao idoso e desta forma possam aprimorar seu trabalho”, relata Deise Gomes, assessora técnica do Comdi.

A capacitação acontecerá de agosto a dezembro, totalizando sete encontros. Na primeira reunião serão abordadas as determinações do Estatuto do Idoso e os critérios necessários para a inscrição da ILPI no Conselho do Idoso. No decorrer da ação também serão repassadas às entidades orientações com relação a normas sanitárias, normas de acessibilidade, cuidados básicos de enfermagem e medicação, atividades ocupacionais e de recreação, higiene do ambiente, manipulação de alimentos e dietas específicas. A inciativa conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária em Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso tem como competência a fiscalização, o acompanhamento e a avaliação da Política Municipal dos Direitos do Idoso, de modo a assegurar a essa população o pleno exercício da sua cidadania. Uma das atribuições do Conselho é o monitoramento dos trabalhos realizados pelas ILPI’s do município e a capacitação foi articulada justamente para instrumentalizar de forma mais eficaz a atuação dessas instituições.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.