Conferência Estadual das Cidades será em setembro em São José (SC)

A Conferência Estadual das Cidades ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro do Centro Multiuso de São José, em São José. Inicialmente o evento havia sido marcada para 21, 22 e 23 de agosto, mas por conta de licitação, a data foi redefinida.

O objetivo é reunir participantes das conferências municipais, realizadas em 251 municípios para tratar da reforma urbana. Luz Marina Steckert, Gerente de Apoio à Gestão das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, explica: “Vamos discutir as propostas da reforma urbana a partir dos temas habitação, desenvolvimento urbano, saneamento e mobilidade. O grande desafio da conferência é colocar em prática o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano para que todos os Estados tenham uma política única”.

Durante o evento, organizado pelo Conselho das Cidades (ConCidades), estarão em pauta assuntos como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia para a população de até três salários mínimos e mobilidade urbana. Luz comenta que Conselho das Cidades (ConCidades) “age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular”.

As propostas dos participantes da Conferência Estadual das Cidades, avaliadas e julgadas pelos delegados, representantes oficiais dos 251 municípios catarinenses que fizeram as conferências municipais, serão levadas ao encontro nacional. Cinquenta e oito delegados serão eleitos para representarem o Estado no evento em Brasília.

Do Governo do Estado de SC

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.