Institutos de Previdência de todo o país estão em Joinville

Institutos próprios de previdência de Estados e Municípios de todo Brasil estarão reunidos em Joinville até sexta-feira (5/7) para debater temas como a gestão dos fundos de previdência, cenário financeiro, reforma previdenciária, cálculo atuarial, investimentos, benefícios e legislação. São cerca de mil institutos que integram o 47º Congresso da Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios aberto na noite de quarta-feira (3).

O congresso será realizado no salão principal do Pavilhão de Exposições da Expoville e nas salas de apoio onde serão realizadas palestras técnicas e oficinas.

O Brasil conta atualmente com cerca de 2 mil institutos próprios de previdência, que atendem às regras do chamado RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e concentram um patrimônio da ordem de R$ 160 bilhões.

A palestra de abertura, às 20h30, abordará o tema “A Previdência Pública Brasileira”, ministrada pelo secretário nacional de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim Guimarães.

Na quinta e sexta-feira serão realizadas 25 palestras em cinco salas, fechando a programação com pronunciamento do senador Luiz Henrique da Silveira e do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A realização do congresso em Joinville é uma conquista do Ipreville (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Joinville), criado há 17 anos em 1996 durante a gestão do prefeito Wittich Freitag. Atualmente, o Instituto é considerado modelo de gestão para todo o Brasil. O Ipreville conta com um contingente de 10.553 segurados ativos e 2.100 inativos. O patrimônio acumulado nesses 17 anos é de R$ 1.517.096.689,51 em recursos financeiros e bens imóveis.

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.