Conferência Regional do Meio Ambiente em Joinville define 20 propostas voltadas à área de resíduos sólidos

DSCF4258Com foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aconteceu em Joinville, nesta quarta-feira, 24, a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente. Treze municípios do Nordeste do Estado discutiram e aprovaram 20 propostas voltadas ao manejo de materiais descartados e elegeram a delegação que levará as sugestões para a etapa estadual do evento.

Escolhidas por representantes do poder público, sociedade civil e setor empresarial, as ações têm relação com quatro eixos debatidos: produção e consumos sustentáveis, redução dos impactos ambientais, educação ambiental e geração de emprego e renda.

No próximo mês, em Florianópolis, ocorre a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, onde serão apresentadas as iniciativas de todas as regiões de Santa Catarina. As delegações irão sugerir vinte medidas para compor um único documento, que será exposto na conferência nacional, programada para acontecer em outubro, na Capital Federal.

As deliberações decorrentes do encontro formarão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outras ações, devem constar no plano alternativas de prevenção e redução na geração de resíduos sólidos e práticas de consumo sustentável e instrumentos de incentivo ao hábito da reciclagem e da reutilização dos materiais.

Realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville, a Conferência Regional do Meio Ambiente reuniu representantes das cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

Da SDR Joinville – Ass. Imprensa

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.