Alunos da Udesc Joinville em intercâmbios

Conforme a Coordenação de Mobilidade Acadêmica, da Udesc Joinville, cerca de 15 alunos do centro estão realizando intercâmbio atualmente e outros 15 já tiveram a viagem aprovada e aguardam para embarcar.

A maioria dos acadêmicos viaja por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, e outros pelo Programa de Mobilidade Estudantil (Prome), da Udesc. Entre os destinos mais escolhidos estão Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Holanda, Irlanda e Reino Unido, mas há também os que optam por lugares como Finlândia e até China.

Wagner de Campos Galuppo, de 25 anos, aluno de Engenharia Mecânica da Udesc Joinville, foi um dos que já vivenciaram o intercâmbio. No ano passado Wagner passou seis meses na University of Calgary, no Canadá, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras e recebeu todo o apoio da Udesc.

Segundo o estudante, que nunca havia viajado para fora do país, a experiência não poderia ter sido melhor. A ida para Calgary foi com o intuito de participar de pesquisas científicas em laboratório, mas de acordo com o estudante, o aprendizado foi bem maior.

“A bagagem cultural adquirida foi um marco definitivo no meu modo de agir e pensar. Quanto à minha vida acadêmica, surgiram novas oportunidades e novos caminhos a seguir”, conclui. Para os acadêmicos interessados realizar um intercâmbio, Wagner aconselha: “Se fosse possível todos os estudante deveriam ir”.

Mais informações sobre Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas no site http://www.joinville.udesc.br/portal/ensino/mobilidade.php.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.