Agroindustrias serão financiadas pelo programa Terra Forte em SC

Dois projetos de agroindústrias elaborados por cooperativas da Reforma Agrária catarinense foram aprovados pelo programa de incentivo à agroindustrialização de assentamentos da reforma agrária do Incra, Terra Forte. O resultado da seleção que classificou 122 projetos em todo o país foi apresentado na última segunda-feira (01/07).

Os recursos previstos nesse primeiro edital do programa viabilizarão para Santa Catarina a instalação de agroindústria da Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Luis Brunetto (Cooperdotchi), em Rio Negrinho, e a ampliação, diversificação e modernização da agroindústria da Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel), em Ponte Alta.

Até então, a Cooperdotchi focava sua atuação na venda dos produtos in natura dos assentamentos da região para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação (MEC), e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com a implantação da agroindústria, passará a beneficiar a produção com o objetivo de obter mais lucro.

Já a Coopertel, pretende ampliar a oferta e qualidade dos produtos elaborados na agroindústria que mantém desde 2010 às margens da BR-116 em Ponte Alta. O foco da cooperativa são os produtos derivados da moranga, como sementes saborizadas, doce, purê e farinha, entretanto, também são produzidas conservas, doces, entre outre outros.

Outra oportunidade

Lançado em fevereiro deste ano, o edital nº 01 do programa Terra Forte destina R$ 300 milhões para financiamento de projetos de cooperativas e associações que visem a implantação e/ou modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em assentamentos do Incra. Uma segunda etapa de apresentação de pré-projetos para financiamento pelo Terra Forte ainda está prevista para esse ano, com inscrições a partir de 02 de setembro.

Confira relação completa dos selecionados no primeiro edital na página www.incra.gov.br.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.