Vestibular: Inscrições para a Udesc continuam abertas até 18 de junho

BANNERWEB_620x280px-artes-540x244A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe inscrições para o Vestibular de Inverno 2013, até 18 de junho. As inscrições podem ser feitas no site www.vestibular.udesc.br e a taxa é de R$ 90. O vestibular reserva 20% das vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e outros 10% para candidatos negros.

As provas serão aplicadas em 7 de julho em oito cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, São Bento do Sul, Chapecó, Laguna e Balneário Camboriú). Serão duas etapas, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. Veja o edital e o Guia do Vestibulando, com a descrição de todos os cursos oferecidos, no site do vestibular.

Vagas oferecidas em Joinville
Em Joinville, foram abertas 370 vagas para os nove cursos de graduação do centro.

Para o curso de Bacharel em Ciência da Computação são oferecidas 40 vagas. As aulas ocorrem em período integral, em um prazo de quatro anos. O curso, que possui nota 4 (máxima é 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), visa formar profissionais na área de informática, principalmente ao nível de analistas de sistemas, no desenvolvimento de aplicações nas áreas administrativas e de automação industrial.

Já o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possui três anos de duração e forma tecnólogos capazes de planejar e orientar o processamento, armazenamento, acesso e a recuperação de dados. As aulas ocorrem à noite e o curso, que também possui nota 4, oferece 40 vagas.

Engenharias
O curso de Engenharia Mecânica possui a nota máxima 5 no conceito Enade, e é considerado o sexto melhor do país. São oferecidas 40 vagas e as aulas ocorrem de manhã e à tarde. O curso conta com 29 professores, sendo 20 deles doutores.

Com nota 4, o curso de Engenharia Civil, criado em 1979, oferece o maior número de vagas: 50. As aulas ocorrem em período integral durante o prazo de cinco anos. Além das atribuições legais do engenheiro, o profissional formado no curso torna-se apto para o exercício de atividades ligadas direta ou indiretamente às obras e serviços municipais.

O curso de Engenharia de Produção e Sistemas é o único entre as engenharias que ocorre no período noturno. São oferecidas 40 vagas para formação de profissionais na área da gestão de empresas, de órgãos e instituições públicas e privadas.

Para Engenharia Elétrica, com nota 4, também estão disponíveis 40 vagas. As aulas ocorrem em período matutino e vespertino, e os profissionais formados são capazes de dominar a tecnologia elétrica e eletrônica e projetar equipamentos, entre outras funções.

Todos os cursos de engenharia oferecidos pela Udesc Joinville (Mecânica, Civil, Elétrica e Produção e Sistemas) possuem cinco anos de duração.

Licenciaturas
A Udesc Joinville também conta com três cursos de licenciatura: em Física, Química e Matemática. São oferecidas 40 vagas para cada um. Apenas a matemática não ocorre em período integral, funcionando exclusivamente pela manhã. A matemática também é a única licenciatura que forma em menos de quatro anos. A duração do curso é de três anos e meio.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.