Inovaparq Joinville recebe a adesão de oito novas empresas

PrintOito novas empresas celebraram nesta segunda-feira (24) parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq), entre convênios técnico-científicos e contratos de instalação. As assinaturas dos convênios ocorreram às 8h30, na Reitoria da Univille, com a presença do secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei José Duarte, da reitora da Univille, Sandra Furlan, e dos representantes das instituições de ensino superior parceiras do parque, Udesc, UFSC e Católica de SC. Com os novos convênios, dobra o número de empresas parceiras do Inovaparq.

Três empresas firmaram convênio técnico-científico, a metalmecânica Furgões Joinville, a EUAX e a Informant, ambas da área de tecnologia da informação. Durante a cerimônia, o secretário reafirmou a disposição do governo municipal de apoiar as iniciativas de inovação locais como meio de promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade. “Santa Catarina está em um ótimo momento econômico, com grandes oportunidades surgindo e bons ventos para a região nos próximos 10 a 15 anos”, frisou Jalmei. A Univille é uma das entidades que integram o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Joinville.

A reitora falou sobre o crescimento do Inovaparq desde que começou sua implantação, em 2010, e que a expectativa agora é pela liberação dos recursos do governo estadual para a construção de um prédio do Inova@SC no parque tecnológico de Joinville. A licitação deve sair no início do segundo semestre deste ano.

As novas empresas

Real Face (Tecnologia da Informação e Comunicação/TIC)
Desenvolveu o software WE (World Eyes), de reconhecimento facial, uma tecnologia inovadora em segurança pública e privada, capaz de capturar a face do cliente com precisão e rapidez.

Furgões Joinville (metalmecânica) convênio técnico-científico
Marca própria de furgões para sobrechassis e semirreboques criada, há 25 anos, pelo engenheiro mecânico Udo Skowasch. Atua no mercado de manutenção e comercialização de equipamentos rodoviários e tem fábrica em Joinville e Garuva.

CRXMC (design/materiais)
Especializada em desenvolvimento de projetos de parques tecnológicos, condomínios industriais e centros logísticos, fornecendo assessoria e consultoria jurídica e ambiental.

EUAX (TIC) convênio técnico-científico
Maior empresa de consultoria em gestão de projetos e processos do sul do Brasil

Conta Azul (TIC)
Criada em 2010, é uma startup catarinense localizada em Joinville que fornece um software de gestão online destinado a micro e pequenas empresas. Mais de 10.000 empresas já utilizaram o sistema.

Curupira (meio ambiente/TIC)
Desenvolve atividades que recuperam e protegem áreas degradadas. Fornece soluções para compensação de emissão de gases de efeito estufa.


Neoyama (TIC)
Fornece a indústrias soluções tecnológicas para a automação de máquinas e equipamentos e é hoje uma das principais marcas do País no segmento. A sede física da empresa está instalada em Joinville.

Informant (TIC) convênio técnico-científico
Empresa de Joinville especializada em desenvolvimento e criação de produtos de software web, mobile e embarcado. Atua há seis anos no mercado.

O Parque Tecnológico
O Inovaparq começou a ser instalado no campus da Univille em agosto de 2010, com a inauguração da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e a área administrativa, primeira etapa do projeto. O parque tecnológico de Joinville, o primeiro do País com gestão compartilhada entre instituições de ensino superior, é uma parceria entre UFSC, Udesc, Univille e Instituto Católico de Santa Catarina. Atualmente, o parque tem oito empresas instaladas, sendo seis na incubadora tecnológica

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.