Prêmio Petrobras de Jornalismo: abertas as inscrições em comemoração aos 60 anos da empresa

graça-fosterEm Encontro com a Imprensa sobre o Projeto Petrobras 60 anos, realizado ontem (9) na sede da Companhia, no Rio de Janeiro, a presidente Maria das Graças Silva Foster falou das ações para comemoração do aniversário da empresa e anunciou o Prêmio Petrobras de Jornalismo. Serão 35 prêmios divididos em duas categorias, Nacional e Regional, que vão abranger quatro temas: Cultura; Responsabilidade Socioambiental; Esporte; e Petróleo, Gás e Energia para reportagens veiculadas em jornal/revista, rádio, televisão e portais de notícias e um prêmio para a melhor reportagem fotográfica nas categorias Nacional e Regional. A melhor reportagem de todas vai ganhar o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo.

O objetivo da premiação é reconhecer a importância da imprensa e, sobretudo, dos jornalistas que participam do processo de democratização e de disseminação de informações relevantes para o país. Serão premiados profissionais de todo o Brasil.

“A imprensa nos ensina a enxergar as oportunidades de melhorias que temos a fazer. Este é o nosso entendimento e o sentimento que nós temos da grande importância da imprensa. Jornalistas do mundo inteiro nos procuram e eu tenho a certeza de que grande parte desse conhecimento e reconhecimento nós devemos à imprensa, que é dedicada na cobertura do dia a dia da Petrobras. Junto ao amadurecimento que a Petrobras atinge aos 60 anos, nós reconhecemos também o amadurecimento da imprensa. Então, lançamos hoje o Prêmio Petrobras de Jornalismo”, disse Maria das Graças Silva Foster.

Segundo o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, também presente ao lançamento, o Prêmio Petrobras de Jornalismo está alinhado com a campanha Petrobras 60 Anos, cujo conceito é ‘Gente é o que inspira a gente’. “A Petrobras surgiu de um movimento popular. Por isso, decidimos nestes 60 anos homenagear as pessoas que construíram a história dessa Companhia. E os jornalistas são as pessoas que contaram e contam essa história todos os dias”.

O prêmio será de R$ 17.200 (bruto) para cada um dos autores das melhores reportagens nacionais e da melhor reportagem fotográfica nacional, e de R$ 7.150 (bruto) para cada um dos autores das matérias regionais em cada tema e da melhor reportagem fotográfica regional. O Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo será de R$ 30.000 (bruto) para a melhor reportagem.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 de maio e 10 de julho, com preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Agência Petrobras de Notícias (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras) e seu envio junto com o material necessário para a sede da Petrobras (Av. República do Chile 65, 10º andar / sala 1001, Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP – 20031-912). Só poderão ser inscritas matérias veiculadas no período de 10 de maio de 2012 a 9 de maio de 2013. Os trabalhos vencedores e seus respectivos autores serão conhecidos em outubro deste ano. A cerimônia de premiação será no Rio de Janeiro em data e local a serem divulgados.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pré-avaliação e Seleção, composta por cinco profissionais do mercado. Os cinco melhores trabalhos por tema serão encaminhados à Comissão Julgadora, formada por profissionais renomados da imprensa, com vasta experiência jornalística. Cada trabalho receberá uma nota de 0 a 10 e aqueles com maior pontuação levam os prêmios nas respectivas categorias e temas. O regulamento completo e outras informações estão disponíveis no site da Agência Petrobras de Notícias (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras).

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

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