Saúde: Vacina contra a gripe está disponível

Normatic  vacinação - foto: Rogerio TheodorovyA 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (15/4) e prossegue até 26 de abril. Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu duas novidades no público-alvo da imunização: as puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente, no período de 45 dias pós-parto) e os grupos portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais indicados pela avaliação médica.

Idosos, gestantes, crianças na faixa etária dos seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde e povos indígenas continuam a ser contemplados com a vacinação na rede pública de saúde.

A enfermeira, responsável técnica pelo setor de Imunização, Maria Goreti Cardoso, afirma que a meta do município é vacinar 80%, isto é, 88.122 pessoas, do público-alvo total, que soma 110.152. “O importante é que todos procurem a vacina, que é gratuita, e está disponível em nossas 55 unidades de saúde e na Sala Central de Vacinação (na rua Itajaí). Normalmente, as pessoas que tem complicações respiratórias são, justamente, as pessoas que não procuraram a imunização”, informa.

Segundo Goreti, a gripe é uma uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode, inclusive, levar a internações e ao óbito. “Os sintomas se assemelham aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores pelo corpo e dores de cabeça”, reforça.

No próximo sábado (20), acontece o Dia D da Vacinação em todo o Brasil. Será uma oportunidade extra para o público-alvo receber a imunização contra a gripe nas unidades de saúde e, também, na Sala Central de Vacinação. Neste dia, as unidades de atendimento ficarão abertas, das 8 às 17 horas. A enfermeira lembra a importância da população portar sempre a carteira de vacinação e os documentos de identificação que comprovem a identidade e que a pessoa faz parte do público-alvo, quesito para receber a vacina.

“Uma das maneiras de evitar a gripe é manter hábitos de higiene frequentes, como lavar as mãos e usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar. As pessoas que não fazem parte do grupo de risco apontado pelo Ministério da Saúde podem procurar a vacina nas clínicas particulares”, acrescenta. Em Joinville, há apenas quatro clínicas habilitadas a vender a vacina, sendo as empresas: Curumim, Salutare, Clinigem e Bambini.

* A unidade de saúde Vila Nova (sede da Regional) vai atender o público-alvo da campanha contra a gripe em horário excepcional, de 15 a 26 de abril: das 7 até às 21h30. A coordenadora da Regional de Saúde Vila Nova, Janaína Martins, explica que após às 19 horas, os profissionais ficarão disponíveis para realizar apenas a vacinação, até às 21h30. “Os procedimentos da unidade e as consultas clínicas continuam normais, no horário normal de funcionamento, das 7 às 19 horas. Estendemos o horário de vacinação até às 21h30, com o consentimento de nossos funcionários, para captar melhor nosso público-alvo”, ressalva.

O que: 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe)
Quando: De 15 a 26 de abril de 2013
Onde: Aplicação das vacinas nas 55 unidades de saúde e na Sala Central de

Vacinação
Procure a Sala Central de Vacinação ou as unidades de saúde convencionais para se vacinar, das 7 às 18h30 (sem fechar para almoço).

Já as unidades de Saúde da Família devem ser procuradas das 8 às 17 horas (unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – fecham para almoço, verifique o horário de funcionamento da unidade).

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.