Legislativo joinvilense é o primeiro a receber a Lei Orgânica em braille

reproducao-de-livro-em-brailleO presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), João Carlos Gonçalves, e o presidente da Escola do Legislativo da CVJ, vereador James Schroeder, recebeu na sexta-feira (dia 5) das mãos do diretor da Secretaria Especial de Edições e Publicações do Senado, Florian Augusto Coutinho Madruga, a Lei Orgânica do Município de Joinville em braille, único do gênero em Santa Catarina, e também de mais 19 livros.

Entre as obras recebidas pelo Senado Federal estão os exemplares do Código de Defesa do Consumidor, do Jornal do Senado, da Constituição Federal, dos hinos de Estados brasileiros e do estatuto da igualdade racial. O ato aconteceu momentos antes da palestra “História Política do Brasil”, ministrada pelo cientista político Antônio José Barbosa, palestra realizada em comemoração aos 2 anos da Escola do Legislativo.

“Esta Lei Orgânica em braile é uma forma da inclusão da cidadania, onde todas as pessoas portadoras de deficiência visual possam conhecer seus direitos e deveres. Joinville demonstra sua preocupação com a acessibilidade, o que é fundamental para a construção da cidadania plena”, destacou o diretor Florian Augusto Coutinho Madruga.

O presidente do Legislativo joinvilense, João Carlos Gonçalves, ressalta a grande importância de receber esta Lei Orgânica em braile. “Mais uma vez, Joinville e a Câmara de Vereadores saem na frente no quando falamos em cidadania e responsabilidade social. Estamos muito felizes em disponibilizar estas 20 obras para a população”, salientou João Carlos.

Na opinião vereador James Schroeder, ressalta que estes atos são em comemoração aos dois anos da Escola do Legislativo, que tem a finalidade de promover cidadania e democracia através de cursos, palestras, seminários e debates. “Sem dúvida, estamos oferecendo cada vez mais o fortalecimento do processo legislativo”, expõe ele.

Ao final do ato, Florian afirmou que, quando a biblioteca da Câmara de Vereadores de Joinville estiver pronta, nos próximos meses, vai doar o acervo das obras do Senado Federal para se integrar à biblioteca.

Feira do Livro de Joinville
Até o dia 14 de abril, no Complexo do Centreventos Cau Hansen, das 9 às 21 horas, está acontecendo a Feira do Livro de Joinville, com diversas atividades como palestras, lançamento de livros e sessões de autógrafos, apresentações artísticas de dança, música, teatro, cinema, exposições de artes visuais, projetos educativos voltados à leitura, contação de histórias, entre outras atrações. A entrada é de graça.

A Feira do Livro de Joinville é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, com apoio do SESC, Prefeitura Municipal, Fundação Turística, Secretaria de Educação e Fundação Cultural. Informações pelos telefones (47) 3422-1133 e 9972-2204 – a programação completa pode ser conferida em www.feiradolivrojoinville.com.br.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.