IFSC abre inscrições para 2,8 mil vagas em cursos técnicos e de graduação, mais de 700 delas em Joinville, Jaraguá e Canoinhas

cursoifscO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 10 de junho para cursos técnicos e de graduação. Ao todo, são 2.843 vagas em 79 cursos distribuídos em 16 cidades do estado. As aulas para todos os cursos iniciam no segundo semestre de 2013. Na região Norte, são 737 vagas para os câmpus Canoinhas. Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul e Joinville.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 (exceto para o curso técnico subsequente de Produção de Materiais Didáticos Bilíngue, que não possui taxa de inscrição) e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue e de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 15 de maio, conforme procedimentos detalhados nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

As inscrições devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br. do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

O vestibular para os cursos de graduação será realizado no dia 23 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para o dia 30 de junho. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de julho.

Entenda os tipos de cursos
O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são as Engenharias que, por serem mais abrangentes, possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

Reserva de vaga
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Cursos oferecidos na região Norte para início em 2013/2:

Câmpus Canoinhas
Técnico concomitante de Agroecologia (noturno) – 40 vagas
Técnico concomitante de Agroindústria (vespertino) – 40 vagas
Técnico concomitante de Edificações (vespertino) – 40 vagas
Técnico concomitante de Informática (noturno) – 40 vagas

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul)
Técnico subsequente de Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas
Técnico subsequente de Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas
Técnico subsequente de Mecânica Industrial (vespertino) – 32 vagas
Técnico subsequente de Mecânica Industrial (noturno) – 32 vagas
Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) – 36 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul (Centro)
Técnico integrado de Química (vespertino) – 35 vagas
Técnico subsequente de Malharia (vespertino) – 35 vagas
Técnico subsequente de Malharia (noturno) – 35 vagas
Técnico subsequente de Produção e Design de Moda (noturno) – 35 vagas
Técnico subsequente de Vestuário (matutino) – 35 vagas
Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Física (matutino) – 36 vagas

Câmpus Joinville

Técnico integrado de Eletroeletrônica (matutino) – 35 vagas
Técnico integrado de Mecânica (vespertino) – 35 vagas
Técnico concomitante de Eletroeletrônica (noturno) – 36 vagas
Técnico concomitante de Mecânica (noturno) – 32 vagas
Técnico subsequente de Enfermagem (vespertino) – 24 vagas
Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial (noturno) – 40 vagas

Cursos Proeja

Também estão abertas as inscrições para cursos oferecidos na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os cursos dessa modalidade são voltados para pessoas que não concluíram os estudos em idade regular.

A seleção dos candidatos será por meio de análise socioeconômica para os cursos Proeja/Técnico e por sorteio público para os cursos Proeja/FIC. No Câmpus Jaraguá do Sul, estão abertas 35 vagas para o curso Proeja/Técnico em Vestuário.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.