Centro de Convivência do Idoso participará da Feira do Livro de Joinville

Aliflor1O aprendizado fomentado pela literatura alcançará todas as gerações na 10ª Edição da Feira do Livro de Joinville. Este ano o evento contará com um estande do Centro de Convivência do Idoso (CCI) que oportunizará a troca de experiências, através da exposição do trabalho desenvolvido pelos idosos. A participação na Feira do Livro disponibilizará ao idoso e seus familiares a chance de vivenciar atividades multiculturais que integram diferentes formas de expressão e aproximam os autores de seus leitores.

Durante o evento acontecerá a exposição de livros confeccionados pelos idosos e a exposição de uma colcha de retalhos. O trabalho reúne um pouco da história de cada idoso, através de memórias de infância retratadas com trabalhos manuais como pintura e bordado. “Todo este projeto iniciou ano passado quando os idosos começaram a escrever as histórias para os livros. Agora eles poderão expor seus trabalhos e também participarão das atividades da Feira”, conta a coordenadora do CCI, Estefania Rosa Basi.

Entre as ações, os idosos também conheceram a biografia do escritor Carlos Adauto Vieira, que este ano será homenageado na Feira do Livro. “Eles aprenderam sobre a vida do autor e debateram a valorização do trabalho da escrita. Também montamos uma mini biblioteca aqui no Centro de Convivência. Tentamos de várias formas incentivar a literatura entre os idosos”, relata a terapeuta ocupacional Silvane Penkal.

O processo do envelhecimento ativo, saudável e autônomo é incentivado através da literatura trabalhada com os idosos, que envolve temas relacionados à saúde, atividades físicas e direitos do idoso. As atividades propostas para a Feira do Livro possibilitam ao idoso o desenvolvimento de novas potencialidades, além de propiciar a valorização de experiências pessoais. A 10ª Edição da Feira do Livro de Joinville acontecerá de 5 a 14 de abril, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.