O aprendizado fomentado pela literatura alcançará todas as gerações na 10ª Edição da Feira do Livro de Joinville. Este ano o evento contará com um estande do Centro de Convivência do Idoso (CCI) que oportunizará a troca de experiências, através da exposição do trabalho desenvolvido pelos idosos. A participação na Feira do Livro disponibilizará ao idoso e seus familiares a chance de vivenciar atividades multiculturais que integram diferentes formas de expressão e aproximam os autores de seus leitores.
Durante o evento acontecerá a exposição de livros confeccionados pelos idosos e a exposição de uma colcha de retalhos. O trabalho reúne um pouco da história de cada idoso, através de memórias de infância retratadas com trabalhos manuais como pintura e bordado. “Todo este projeto iniciou ano passado quando os idosos começaram a escrever as histórias para os livros. Agora eles poderão expor seus trabalhos e também participarão das atividades da Feira”, conta a coordenadora do CCI, Estefania Rosa Basi.
Entre as ações, os idosos também conheceram a biografia do escritor Carlos Adauto Vieira, que este ano será homenageado na Feira do Livro. “Eles aprenderam sobre a vida do autor e debateram a valorização do trabalho da escrita. Também montamos uma mini biblioteca aqui no Centro de Convivência. Tentamos de várias formas incentivar a literatura entre os idosos”, relata a terapeuta ocupacional Silvane Penkal.
O processo do envelhecimento ativo, saudável e autônomo é incentivado através da literatura trabalhada com os idosos, que envolve temas relacionados à saúde, atividades físicas e direitos do idoso. As atividades propostas para a Feira do Livro possibilitam ao idoso o desenvolvimento de novas potencialidades, além de propiciar a valorização de experiências pessoais. A 10ª Edição da Feira do Livro de Joinville acontecerá de 5 a 14 de abril, no Expocentro Edmundo Doubrawa.