Dengue: Joinville registra dez casos, todos vindos de outras cidades

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde informa que já existem 10 casos confirmados de dengue em Joinville neste ano. Todos os casos são de pessoas que contraíram a doença em outros municípios, mas que já passaram pelo tratamento adequado, portanto, estão livres da doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Mais cinco supostos casos de dengue estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Apesar do número de casos confirmados de doença em moradores do município, “a doença está controlada e diz respeito a casos importados de outros lugares”, afirma Jeane Vieira, gerente da Unidade de Vigilância em Saúde.

O município também já acumula 47 focos do mosquito transmissor da dengue. Os três últimos focos do Aedes aegypti foram localizados nos bairros Floresta, São Marcos e Nova Brasília, na última quinta-feira (28/2), pelos agentes do Programa de Combate à Dengue. O bairro Floresta continua liderando as estatísticas de focos do mosquito com o número de 16, o que representa quase um terço do total de focos do mosquito encontrados no município só nessa região.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Thaísa Kulevicz, reforça que os moradores devem manter todos os cuidados possíveis para evitar a proliferação do mosquito em água parada. “A dengue é uma doença possível de prevenir e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti são essenciais para manter a cidade livre da doença. Encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas e verificar se há água parada nas calhas são ações que ajudam a evitar a infestação do mosquito”, declara.

O que é a dengue?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (da família dos pernilongos), também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Informações: Programa Municipal de Combate à Dengue/ Secretaria Municipal da Saúde.
Telefone: (47) 3432- 2337

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.