Vestibular de Inverno Udesc: candidatos já podem pedir isenção da taxa de inscrição

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou nesta quarta-feira, 27, o período para solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno 2013, agendado para 9 de junho. O benefício da instituição vale para pessoas de baixo poder aquisitivo e doadores de sangue. Em ambas as categorias, é preciso ter finalizado o ensino médio ou estar em fase de conclusão até a data da matrícula, que será feita no início do segundo semestre letivo.

Quem obtiver a isenção precisará efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições, ainda sem datas definidas. “O prazo para se inscrever provavelmente começará em abril”, diz a coordenadora de Vestibulares e Concursos, Rosângela Machado. A lista dos cursos a serem oferecidos nessa edição de inverno sairá em março. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadoria pelo telefone (48) 3321-8098.

Critério socioeconômico
No primeiro grupo, a isenção será concedida para os interessados que comprovarem que não têm condições de pagar a taxa. A medida, porém, não atinge aqueles que desejarem realizar as provas por experiência.

O pedido deve ser feito em um formulário específico, que deve ser apresentado pessoalmente ou por representante legal até 15 de março, com os outros documentos exigidos, nos centros da Udesc listados em portaria. Entregas pelo correio não serão aceitas.

“Os candidatos têm de tomar cuidado principalmente com a documentação da renda familiar”, destaca Rosângela. A Comissão Avaliadora do Vestibular analisará as solicitações e poderá fazer visita domiciliar e/ou contato telefônico aos requerentes. A Udesc divulgará a lista dos pedidos aprovados a partir de 27 de março, na internet.

Doadores de sangue
A isenção pode ser requerida pelos candidatos que tenham doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, conforme determina a Lei Estadual nº 10.567/1997.

Os interessados devem preencher um formulário específico e entregá-lo pessoalmente, por representante legal ou via correio à Coordenadoria de Vestibulares e Concursos, das 13h às 19h, até 25 de março. O setor fica no prédio da Reitoria, em Florianópolis.

Além disso, também é necessário apresentar declarações para comprovar que houve, no mínimo, três doações no período de um ano. “Elas precisam ser firmadas pelo hemocentro. A carteirinha de doador não basta”, explica a coordenadora de Vestibulares e Concursos.

As solicitações concedidas serão anunciadas em 27 de março, na página do vestibular. http://www.vestibular.udesc.br/?id=1021.

 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.