Gincana de pesca da Sojopa vai movimentar Barra Velha este mês

Tendo como local a Praia da Península, no balneário de Barra Velha, a Gincana Catarinense de Pesca de Arremesso, organizada pela SOJOPA em parceria com a Fundação Municipal de Turismo, Esportes e Cultura, está marcada para o dias 26 e 27 deste mês de janeiro de 2013. A Gincana da Sojopa, como é conhecida, abre a temporada da pesca esportiva no sul do Brasil. Diante deste fato, a Comissão Organizadora espera contar com número situado entre 100 e 120 equipes na competição.

Nas reuniões mantidas entre os membros da Comissão Organizadora já foram acertados todos os detalhes de infraestrutura, que irão garantir o sucesso da Gincana. Para definir posições quanto a preservação ambiental uma reunião foi realizada entre o a representante do Ministério Público, a Promotora Dra. Theane Tavares Fenner, o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Thiago Pinheiro, a presidente da Fundema, Maria Luiza Duarte de Oliveira, e o presidente da Sojopa, Dorval M. Schmitt.

Na ocasião, o presidente da Sojopa fez uma ampla explanação sobre a filosofia da Sojopa, demonstrando a preocupação não só da diretoria da entidade, mas das próprias equipes participantes em preservar a área de restinga, cuidando principalmente da limpeza do local, durante e após a realização do evento, ilustrando com fotos suas palavras. Foi apresentado o regulamento da Gincana.

A promotora pediu o empenho dos organizadores e da Fundema para que durante o evento façam um trabalho de conscientização junto aos participantes, visando principalmente coibir qualquer abuso, que posteriormente possam gerar comentários desairosos sobre a Gincana.

Enquanto isto, as inscrições estão ocorrendo e a animação é total entre os aficionados pela pesca esportiva ou de lazer, como queiram. A maioria das equipes, considerando a infraestrutura que a cidade balneária oferece, está optando por alugar ou se hospedar em hotéis e pousadas.

A premiação contempla com troféus as 20 primeiras equipes colocadas e seus participantes recebem medalhas. Na categoria feminina e juvenil, a premiação vai até o 3o. lugar. Os pescadores que capturarem os maiores peixes receberão troféus até o 5o. lugar. Prêmios especiais (troféus) serão conferidos à equipe mais distante, a mais animada, o uniforme mais original e o uniforme mais bonito. Cinco troféus serão conferidos as equipes que acamparem e que apresentarem o acampamento mais organizado. Dentre os quesitos a serem observados terão destaque a limpeza do local e o cuidado com a preservação da vegetação nativa da restinga.

Informações pelo telefone 47 3456-0375 / 9984-0586 com Dorval M. Schmitt / e-mail domarazul@domarazul.com.

Com informações de Roberto Dias Borba

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.