Semana de Biomedicina e Ciências Biológicas movimenta acadêmicos da Católica de SC

Os cursos de Biomedicina e de Ciências Biológicas da Católica de Santa Catarina promovem na próxima semana várias atividades para marcar o Dia do Biomédico, comemorado em 20 de novembro. A programação da Semana de Estudos terá como tema central “Saúde e Meio Ambiente” e contempla palestras e mini-cursos com a participação de profissionais de saúde e de docentes de Joinville e região. As palestras têm entrada gratuita e são abertas ao público. Já as oficinas são limitadas aos acadêmicos e é necessário fazer inscrição antecipada pelo site www.catolicasc.org.br.

A palestra de abertura ocorre no dia 20 (terça-feira), a partir das 8h, na Católica de Santa Catarina – Rua Visconde de Taunay, próximo da Avenida Gastronômica, no Centro, e será ministrada pela secretária da Saúde Antonia Maria Grigol, abordando o “Panorama geral da saúde joinvilense”. No mesmo dia, às 10h, acontecerá a palestra “Plantas medicinais: medicamentos ou veneno?” com a professora Kathryn Simão da Silva. No mesmo dia e horário, outra atividade ministrada pelo professor Eduardo Simão da Silva abordará o tema “Controlado pelo Estômago: hormônios gastrointestinais e a modulação do comportamento”.

No dia 21, a palestra inicial, marcada para as 8h, será com a representante do Hospital Municipal São José, Aline Gonçalves, debatendo o tema “Conceitos e procedimentos em radiologia”; às 10h, duas outras palestras também estão agendadas: uma destacará “Saneamento básico”, com a professora e representante da Companhia Águas de Joinville, Claúdia Rocha, e a outra “Educação Ambiental”, com a palestrante Denise Lemke Carletto, do projeto Toninha.

No último dia do evento, quinta-feira (22), às 8h, acontece o debate sobre “Fotocatálise heterogênea com TiO2: ação bactericida e a degradação de fármacos e outros resíduos”, com o professor Dianclen do Rosário Irala. Às 10h é a vez do professor Maikon Glasenapp palestrar sobre “Sustentabilidade e políticas públicas da saúde”.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.