Dia de Finados: 180 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da maior cidade catarinense

A estimativa é que 180 mil pessoas passem pelos dez cemitérios municipais entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Os espaços estão abertos diariamente, das 7 às 19 horas. Para quem precisar adquirir flores 67 tendas já comercializam produtos. O acesso com carros está liberado para idosos e pessoas com deficiência.

Para o Dia de Finados, estão programadas 15 celebrações católicas. Três ambulâncias vão estar disponíveis para caso de emergências no Municipal, Fátima e São Sebastião. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) também providenciou a instalação de banheiros químicos nos cemitérios: Municipal, São Sebastião, Fátima, Dona Francisca, Pirabeiraba e Cristo Rei.

Também foram providenciados serviços de limpeza, roçada e patrolamento, além da instalação de lixeiras em 200 pontos e bombonas de areia para prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Há caixas de água em todos os cemitérios e um caminhão pipa à disposição em caso de necessidade.

A Fundema conta com apoio da Conurb para organizar o trânsito no cemitério Municipal e da Polícia Rodoviária Estadual no cemitério Cristo Rei. Outras 40 pessoas trabalham nas funções operacionais, administrativas e na manutenção.

Mais informações sobre a Operação Finados na Central de Atendimento de Serviço Funerário (Caserf), pelos telefones (47) 3433-1205 ou (47) 3423-2955.

Horário das celebrações católicas nos cemitérios no Dia de Finados:

* Municipal
8 horas – 10 horas – 15 horas – 17 horas

* São Sebastião
9 horas – 16 horas

* Nossa Senhora de Fátima
9 horas – 16 horas

* Cubatão
8 horas – 15 horas

* Dona Francisca
8h30 – 16 horas

* Cristo Rei
9h30 – 16 horas

* Pirabeiraba
9 horas

Comércio de flores e diversos de 31/10 a 2/11

Municipal – Centro: 23
São Sebastião – bairro Iririú: 10
Dona Francisca – bairro Santo Antônio: 7
Cubatão – bairro Cubatão: 4
Cristo Rei – bairro Vila Nova: 4
Nossa Senhora de Fátima – bairro João Costa: 16
Pirabeiraba: 3

Ambulâncias no dia 2/11

Cemitério Municipal
Fátima
São Sebastião

Banheiros químicos no dia 2/11

Cemitério Municipal
São Sebastião
Fátima
Dona Francisca
Pirabeiraba
Cristo Rei

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.