Saúde capacita profissionais… enquanto isso nos hospitais e pronto-socorros… contradição?

A Secretaria de Estado da Saúde, realizou, na tarde desta quarta-feira, 24, em Joinville, a primeira etapa de uma capacitação voltada aos profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios da macrorregião Norte/Nordeste do Estado. A aula inaugural do curso “Cuidar de quem cuida” aconteceu na Sociedade Ginástica e contou mais de 400 participantes. “Para bem atender à população, é fundamental dedicarmos um tempo a nós mesmos. Estamos acostumados a servir ao outro e muitas vezes esquecemos das nossas próprias necessidades”, comentou o gerente regional de Saúde de Joinville, Douglas Machado.

O encontro inicial foi ministrado pela gerente da Escola de Formação em Saúde, Lenir Coelho Granzotto, que abordou a motivação no atendimento às pessoas. Com carga horária de 40 horas/aula, o treinamento ocorrerá em outras cinco fases, nas cidades onde os servidores desempenham suas funções. O conteúdo da capacitação reúne temas como comunicação e marketing pessoal, trabalho em equipe e relações interpessoais, saúde do trabalhador, do homem e do idoso, entre outros.

O curso tem por objetivo garantir a qualidade nos serviços de saúde pública prestados em Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder. Os municípios compõem as Gerências Regionais de Saúde de Joinville Jaraguá do Sul, integrantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.