Udesc abre inscrições para vestibular de verão

Abriram nesta segunda-feira (3) as inscrições para o vestibular de verão da Udesc. Em Joinville, onde está localizado o maior campus da universidade, serão oferecidas 370 vagas em nove cursos de graduação gratuitos.

Os interessados devem acessar o site www.vestibular.udesc.br. O prazo de inscrições prossegue até 5 de outubro e a taxa é de R$75,00. A prova será realizada no dia 11 de novembro. Os candidatos já podem ir se preparando com base nas provas dos anos anteriores, que também estão disponíveis no site do vestibular. Basta selecionar o ano da prova para baixar todas as questões e gabaritos.

A Udesc tem como missão a excelência acadêmica. Os professores são altamente capacitados, com 92% sendo mestres e doutores, e outros 7% com pósdoutorado. A Udesc Joinville conta com mais de 100 laboratórios, ampla biblioteca e ginásio de esportes. O campus possui 260 professores e 102 servidores. Além dos cursos de graduação, são oferecidos ainda seis cursos de pós-graduação, também gratuitos, para que os alunos possam estender seu aprendizado acadêmico.

 

Sistema de cotas

 

A Udesc conta com o Programa de Ações Afirmativas, no qual está inserido o sistema de cotas no vestibular. São 30% de vagas reservadas em cada curso, e distribuídas da seguinte forma:

20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino; 10% para candida tos negros, entendidos como pessoas que possuem fenótipos que os caracterizam na sociedade como pertencentes ao grupo racial negro.

 

Auxílio Permanência

 

A Udesc possui o Programa de Auxílio Permanência Estudantil (Prape), que visa propiciar auxílio financeiro aos alunos regularmente matriculados e/ou conveniados nos cursos de graduação. Os estudantes classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, recebem ajuda de custo para permanecer na universidade.

 

 

Você conhece os cursos oferecidos pela Udesc Joinville? Confira:

Ciência da Computação (Bacharelado)

Local: Joinville – Vagas: 40 (integral) – Duração: 4 anos

Forma prossionais na área de informática para efetuar a análise, planejamento, projeto, execução, supervisionamento e gerenciamento de sistemas computacionais nos aspectos de hardware e software, com ênfase neste último, visando atender às necessidades de mercado.

Engenharia Civil (Bacharelado)

Local: Joinville – Vagas: 50 (integral) – Duração: 5 anos

Forma profissionais capazes de oferecer soluções aos problemas identificados em diversas áreas como construção civil, estruturas, geotecnia, engenharia hidráulica e infraestrutura de transporte, bem como na área de desenvolvimento urbano e regional, com a proposta de se criar duas ênfases: engenharia urbana e sustentabilidade na engenharia civil.

Engenharia de Produção e Sistemas (Bacharelado)

Local: Joinville – Vagas: 40 (noturno) – Duração: 5 anos

Forma profissionais para atuação na área da gestão de empresas, de órgãos públicos e instituições públicas e privadas. Pretende ainda, a formação de um profissional empreendedor, comprometido com a realidade da transformação da economia, consciente das mudanças estruturais induzidas pela globalização, sem, contudo, negligenciar uma forte formação de base científica e tecnológica, aliada a uma formação humanística fundamental, assegurando a perfeita integração deste profissional dentro do sistema “Ambiente-Tecnologia-Organização”.

 

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

Local: Joinville – Vagas: 40 (integral) – Duração: 5 anos

Forma profissionais capazes de dominar a tecnologia elétrica e eletrônica, projetar equipamentos, supervisionar a construção e funcionamento; atuar em empresas de telecomunicação, de geração e distribuição de energia, indústrias de materiais eletro-eletrônicos e de informática, consultoria e serviços públicos.

Engenharia Mecânica (Bacharelado)

Local: Joinville – Vagas: 40 (integral) – Duração: 5 anos

Forma prossionais aptos a atuar nas áreas de processos de fabricação, máquinas, instalações industriais e mecânicas, sistemas térmicos, desenvolvimento de materiais e serviços afins e correlatos.

Física (Licenciatura)

 

Local: Joinville – Vagas: 40 (matutino e vespertino) – Duração: 4 anos

Forma prossionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, óticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vista clássico e moderno, sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.

Matemática (Licenciatura)

 

Local: Joinville – Vagas: 40 (matutino) – Duração: 3 1⁄2 anos

Forma e habilita professores de matemática para atuar no ensino fundamental e médio.

Química (Licenciatura)

 

Local: Joinville – Vagas: 40 (matutino e vespertino) – Duração: 4 anos

Forma e habilita professores de química, bem como prossionais para a atuação na indústria química e em laboratórios de pesquisa.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

Local: Joinville – Vagas: 40 (noturno) – Duração: 3 anos

Forma profissionais aptos para planejar e orientar o processamento, o armazenamento, o acesso e a recuperação de informações, bem como planejar e implantar bancos de dados e redes de computadores; e criar, adaptar e instalar programas para facilitar a consulta.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.