ONU Mulheres pede mais proteção social no ambiente de trabalho

protecaomulheres-300x205 ONU Mulheres pede mais proteção social no ambiente de trabalhoA ONU Mulheres está pedindo a aplicação urgente de políticas e práticas que garantam mais mulheres no mercado de trabalho, com condições laborais decentes e proteção social. O apelo foi feito nesta sexta-feira, pela diretora da entidade, Michelle Bachelet, em uma reunião de alto nível do fórum do Conselho Econômico e Social, Ecosoc.

Recuperação Econômica
No encontro, em Nova York, foi destacada a contribuição das mulheres para o crescimento econômico e a estabilidade. Para Bachelet, “não pode haver recuperação sustentável da economia global sem a garantia da participação feminina”. Segundo a entidade, se a taxa de emprego remunerado entre mulheres fosse igual a dos homens, o Produto Interno Bruto, PIB, poderia aumentar 9% nos Estados Unidos; 13% na zona do euro e 16% no Japão.

Serviços
A ONU Mulheres também destaca que no mundo, apenas 18% da força de trabalho feminina está empregada na indústria; enquanto 37% das mulheres trabalham na agricultura e 46% no setor de serviços. Em relação aos salários, há evidências de que em 83 países, as mulheres ganham entre 10% e 30% menos que os homens.

Com a participação da ONU Mulheres, o fórum do Ecosoc discutiu ainda recomendações para o fim das disparidades e políticas para emprego decente.

Por: Rádio ONU

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.