Maternidade Darcy Vargas promove palestras sobre amamentação e alimentação saudável

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2012 – de 1º a 7 de agosto – a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, realiza uma programação com cursos e atividades voltados à alimentação saudável. A iniciativa pretende capacitar profissionais atuantes na rede de saúde da região. A abertura do evento ocorre no próximo dia 1º, quarta-feira, às 10h, no anfiteatro da unidade de saúde.

Nos dias 2 e 3, no anfiteatro do Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina (Ielusc), serão oferecidas palestras com temas focados na importância da amamentação e da alimentação complementar a crianças menores de dois anos. “A obesidade infantil tem aumentado significadamente. Precisamos educar a sociedade sobre as vantagens do aleitamento materno e de uma dieta balanceada”, explica a pediatra e coordenadora técnica do Banco de Leite da maternidade, Maria Beatriz do Nascimento.

A Semana Mundial da Amamentação acontece desde 1992 em diversos países do mundo, sob o comando da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba) e do Ministério da Saúde, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Programação do evento
1º de agosto – Anfiteatro da MDV
10h – Abertura oficial com teatro e coral do Colégio Adventista

2 de agosto – Anfiteatro do Ielusc
8h30 às 9h – Alimentação Saudável (Dinâmica)
09h às 09h45 – Nutrição da gestante e da nutriz

Intervalo

10h15 às 11h – Orientações para gestantes sobre aleitamento materno

11h às 12h – Aleitamento materno
14h00 às 15h30 – Alimentação complementar

Intervalo
16h às 17h – Alimentação na creche
17h às 18h – Tira-dúvidas

3 de agosto – Anfiteatro do Ielusc
08h às 09h30 – Rede Amamenta Brasil em Joinville

Intervalo
10h às 11h – Banco de Leite
11h às 12h – Aleitamento na unidade neonatal
Intervalo
14h às 15h30 – Método Canguru
Intervalo
16h às 17h – Programa Bebê Precioso
17h às 18h – Tira-dúvidas

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.