Xadrez na Udesc todas as sextas-feiras

As noites de sexta-feira na UDESC Joinville não são mais as mesmas desde que foi lançado oficialmente em abril desse ano, o projeto “Sextas Xadrez na Universidade”.  A iniciativa já conta com mais de cem participantes entre estudantes, professores, empresários e profissionais de diversas áreas, que buscam a oportunidade de aprender e praticar esse jogo milenar. Assim que terminam as aulas na universidade, o segundo piso do bloco F é imediatamente ocupado por tabuleiros e praticantes concentrados.

O projeto, que começou a ser idealizado em 2005, é parte de um conjunto de ações do Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (“NexT”), coordenado pelo professor, Kariston Pereira, do Departamento de Ciência da Computação.  Segundo ele, além das sessões às sextas-feiras, também estão previstos cursos e torneios de xadrez. “O projeto é o primeiro passo para a consolidação de um ambiente de estudos e práticas interdisciplinares das quais o jogo de xadrez seja o elemento integrador.”, explica.

O xadrez também é tema da tese de doutorado do professor, intitulada “O Raciocínio Abdutivo no Jogo de Xadrez: a Contribuição do Conhecimento, Intuição e Consciência da Situação para o Processo Criativo”, que está concorrendo nacionalmente ao Prêmio Capes de Tese. “A introdução do estudo e prática do jogo de xadrez no ambiente universitário é extremamente saudável, contribuindo também na formação intelectual e comportamental dos estudantes e na geração de novos conhecimentos.”, garante.

Xadrez: Um dos jogos mais populares do mundo
Estima-se que o xadrez seja praticado por mais de 700 milhões de pessoas no mundo, conforme a Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A prática já é reconhecida internacionalmente como um importante meio de formação intelectual, desenvolvendo diversas capacidades cognitivas e comportamentais, destacando-se a concentração, imaginação, memória, paciência, raciocínio lógico, criatividade, disciplina e inteligência de um modo geral.

Devido às suas características e potencial de uso interdisciplinar, há pesquisadores que defendem, inclusive, que o jogo de xadrez pode ser uma ferramenta capaz de facilitar o processo de aprendizagem também de outras áreas do conhecimento. Mais informações: Prof. Dr. Kariston Pereira – kariston@joinville.udesc.br – 4009-7923 – 9961-1497.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

6 comentários em “Xadrez na Udesc todas as sextas-feiras”

  1. Obrigado Iandra por participar do nosso Blog. Nosso foco é educação, saúde, tecnologia, e a Udesc é um patrimônio social dos catarinenses. Que continuem assim ativos e produtores de conhecimento, forte abraço e continuem participando!

  2. Oi Salvador,

    É muito bom ver publicadas as ações da nossa Universidade dos catarinenses – a UDESC – em Joinville,. As Sextas Xadrez na Universidade são mais um espaço para todos ampliarem os seus horizontes enquanto se divertem e interagem.

  3. Olá Amanda, que bom ter você aqui no Blog. Faz tanto tempo né… então estás na Udesc, estudando engenharia? Que bom que participas deste movimento legal via xadrez, um esporte que só amplia o conhecimento e raciocínio. Parabéns, abraço também!

  4. Olá Doca, através da matéria sobre o xadrez descobri o seu blog.
    Frequento o Next, na Udesc, e fico feliz com a divulgação dessa iniciativa de muito sucesso do Prof. Kariston!

    Um abraço
    Amanda C. de Mello

  5. Professor Kariston, fique a vontade para participar do Blog, mande notícias, artigos, informações de interesse da comunidade que aqui é um espaço democrático, e para esporte, cultura e educação, ainda mais livre. Forte abraço e obrigado pela leitura.

  6. Olá Salvador,

    Obrigado pela divulgação da notícia sobre nosso projeto. Gostaria de reforçar que toda a comunidade de Joinville está convidada a participar. Iniciamos as atividades a partir das 17:30h (até, no mínimo, 22:30h), com vários conjuntos de jogo
    à disposição de quem quiser aprender, praticar ou simplesmente se divertir
    jogando xadrez.

    Um abraço,

    Prof. Kariston Pereira, Dr.
    Líder do Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (NexT)
    Departamento de Ciência da Computação (DCC)
    Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
    Joinville – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.