Deborah Colker apresenta espetáculo “Tatyana” em Florianópolis com apoio da Petrobrás

A Companhia de Dança Deborah Colker, com o patrocínio da Petrobras, apresenta seu mais novo espetáculo, nas próximas sexta e sábado (15/6 e 16/6), em Florianópolis. Baseado no romance Evguêni Oniéguin, do russo Aleksander Puchkin, Tatyana conta a história do abastado jovem Oniéguin, que abandona as diversões da cidade para viver na propriedade rural de seu tio. Neste lugar, conhece a jovem Tatyana, que é rejeitada por ele após se declarar. Anos depois, com profundas transformações internas, o casal se reencontra.

O desafio da Cia. é de contar este clássico da literatura universal sem usar palavras, uma vez que a preocupação principal deste balé contemporâneo é traduzir sentimentos no lugar de narrativas. No espetáculo, Deborah insere Puchkin como um dos personagens, possibilitando que criador e criatura fiquem em um mesmo plano.

O livro, embora tenha sido escrito e ambientado na Rússia do século XIX, ultrapassa a barreira do espaço e tempo. Na montagem, não se encontra nada que prenda a história a um determinado período, como figurinos típicos. O cenário é constituído apenas de uma árvore metálica, onde os ramos são usados pelos personagens no desenvolver de seus sonhos e angústias.

O espetáculo Tatyana é um projeto patrocinado pela Companhia por meio do Petrobras Cultural. Desde a primeira edição, o Petrobras Cultural já teve oito edições, abrangendo 80 áreas de seleções públicas, destinando R$ 313 milhões a 1.319 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por 356 especialistas integrantes das comissões de seleção. Na edição 2011, foram contemplados 149 projetos de 18 estados, abrangendo 16 áreas, dentro das três linhas de atuação do Programa, que receberam uma verba total de R$ 52,9 milhões.

Serviço:

Data: sexta e sábado, 15 e 16 de junho de 2012 às 21h30 e 18h, respectivamente
Local: Teatro Governador Pedro Ivo (anexo ao Centro Administrativo de Governo, Rodovia SC- 401, km 5, n° 4600)
Para mais informações: Bilheteria (48) 3665-1630 – de seg a dom das 14h às 20h

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.