Serviço 190 de Joinville (SC) com novos atendentes em breve

A 5ª Região de Polícia Militar (RPM) realiza na segunda-feira (21), em Joinville, a formatura de 40 agentes temporários para trabalharem na Central Regional de Emergência (CRE) – 190. A cerimônia acontece às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade. Com a nova turma, a CRE vai contar com uma equipe de 120 atendentes, atuando no atendimento de ocorrências dos municípios de Joinville e Araquari. “Com o ingresso desse pessoal, a população terá mais agilidade no recebimento das ligações e na resposta da ocorrência, pois vamos substituir alguns policiais militares que faziam esse serviço e poderão agir nas ruas”, garante o comandante da 5ª RPM, coronel Cantalício de Oliveira.

Os civis passaram por um treinamento com aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 165 horas/aula. Durante o curso, foram abordados assuntos como sistema de segurança pública no Brasil, legislação institucional, funcionamento das CREs e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), softwares e aplicativos usados pelas centrais e qualidade no atendimento e relacionamento com o cliente. Os novos agentes temporários prestarão serviço por um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

A CRE de Joinville monitora 41 câmeras instaladas na cidade e recebe em média duas mil ligações por mês. Destas, trezentas são ocorrências policiais, que necessitam de atendimento imediato. O restante consiste em trotes – cerca de 100 – e chamadas para pedir informação. Para o comandante da central, tenente coronel Hilton Hubert Pickler, o uso indevido do serviço congestiona as linhas e põe em risco a eficiência dos trabalhos. “Muitas vezes deslocamos uma viatura sem necessidade, quando poderíamos estar prestando atendimento a quem realmente precisa”.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.