Mobilidade Urbana é tema de evento da Câmara dos Deputados na maior cidade catarinense

Quando se fala em Mobilidade Urbana, a Universidade Federal de Santa Catarina – campus Joinville – é referência no assunto com o curso de Engenharia da Mobilidade. Pensando nisso, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados (CDU) promove na cidade o 2º Seminário sobre Mobilidade Urbana, etapa preparatória para a XIII Conferência das Cidades que será realizada em Brasília, no final do ano.

Apenas cinco cidades irão receber a CDU para debater sobre o tema – Fortaleza (CE) foi a primeira. Joinville representará a região Sul e é a única cidade que receberá o evento sem ser a capital de seu estado. O Município foi defendido pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), vice-presidente da Comissão, responsável, também, por coordenar a etapa Sul dos seminários. Integra também a CDU o deputado joinvilense Marco Tebaldi (PSDB/SC).

“Um dos maiores desafios dos gestores municipais é a questão do trânsito, e em Joinville não é diferente. Queremos trazer a CDU para a cidade e proporcionar aos estudantes este debate, trocar experiências com técnicos e pessoas que há anos trabalham buscando soluções para a mobilidade urbana. Realizar o Seminário dentro do campus da UFSC vai enriquecer ainda mais o debate”, observa Mauro Mariani.

O Seminário de Mobilidade Urbana acontece no dia 25 de maio (sexta-feira), a partir das 8h30, no auditório da UFSC Joinville – Rua Presidente Prudente de Moraes, 406, Santo Antônio. O evento é aberto ao público. Veja os palestrantes:

Os palestrantes:

– Visão Geral Mobilidade Urbana – Professor Acires Dias – Diretor Geral da UFSC Joinville, Centro de Engenharia da Mobilidade Urbana;

– Tarifa Transporte Público como Política Pública – Professora Eliana Bittencourt – Consultora do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC;

– Desoneração da Tarifa de Transporte Público – Antônio Lauro Valdivia – Assessor Técnico NTC & Logística, e Marcos Bicalho dos Santos – Diretor Administrativo e Institucional da NTU;

– Políticas Nacionais de Mobilidade Urbana – Idivar Parsinato – Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades);

– Custos dos Diversos Modais – Fernando Araldi – Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

2 comentários em “Mobilidade Urbana é tema de evento da Câmara dos Deputados na maior cidade catarinense”

  1. Concordo totalmente contigo Gilson, esses projetos meia-boca não cabem mais em uma cidade do porte de Joinville. O pior é que vem Prefeito, sai Prefeito, e os projetos continuam ruins assim… o negócio é mobilizar para que realmente haja mobilidade. Obrigado pela participação!!

  2. Precisamos de ciclovias interligadas por toda a cidade e não as existentes que te dão alguma segurança e repentinamente acabam deixando o ciclista em maus lençóis. Gostaria que vocês se colocassem nesta situação, de pegar uma rua qualquer de Joinville com o seu carro e esta em certa altura não continua, para onde ir? Não seria cômico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.