Ministério do Esporte abre edital para comunidades tradicionais

Ação visa implantação e desenvolvimento de núcleos recreativos, que podem receber investimentos no valor de R$175.800,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio. O Projeto Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, alcança agora as comunidades tradicionais por meio de edital que buscar parcerias para fomentar a prática desportiva e o lazer em regiões de maior vulnerabilidade social e econômica. Podem participar entidades da administração pública municipal e entidades federais, e as inscrições são feitas pelo Portal dos Convênios – Siconv.

A ideia é ampliar as ações de democratização do acesso a conhecimentos e práticas de esporte e lazer, considerado direito de todos os cidadãos. Para isso, são propostas ações integradas com as demais políticas públicas, visando promover inclusão social e desenvolvimento humano. Cada núcleo pode receber o investimento no valor de R$175.800,00.

O projeto é composto de núcleos com atividades sistemáticas e assistemáticas, com foco em grupos culturalmente diferenciados que se reconhecem como tal, por possuírem formas próprias de organização social e ocuparem territórios tradicionais. São comunidades tradicionais: povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, populações rurais, dentre outros. Mais informações no site do Ministério do Esporte: http://www.esporte.gov.br/snelis/esporteLazer/comoParticipar.jsp.

Da SEPPIR

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

2 comentários em “Ministério do Esporte abre edital para comunidades tradicionais”

  1. Prezado Breno Brasil, isso está a cargo do Ministério dos Esportes, e pelo que vi atuas em Brasília, não é? Faça contato lá, será muito importante para o resgate da cultura dos nossos donos do Brasil, os índios, abraço!

  2. Incremento da modalidade da luta Huka-Huka, esporte dos povos indígenas xinguanos com uma visão futura de sua transformação em modalidade esportiva nacional. Esta é uma preocupação das lideranças xinguanas que comentam a necessidade de criar centros de treinamentos da modalidade em pelo menos 06 etnias para atender às crianças e jovens locais. Para melhor esclarecimento, gostaria de manter contato com responsáveis da área, inclusive para obter apoio para que atletas xinguanos façam apresentação da luta durante os Jogos Olimpicos de 2016, para que o mundo conheça a luta genuinamente nacional. Tenho vídeo completo da Huka-Huka de 2005 a 2009 no Xingu.
    Grato.
    Breno Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.