6a. Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC) abre hoje (29/5)

A 6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul abre oficialmente hoje prometendo encantar o quem passar pelo centro da cidade, onde foi montado um verdadeiro complexo literário que ocupa toda a Praça Ângelo Piazera. A abertura oficial ocorre às 9 horas, mas no começo da tarde o público já poderá contar com a presença da poetisa Roseana Murray, que fala às 14 horas sobre “A cor da poesia”.

A programação continua até 8 de junho, quando passarão pelo evento Ziraldo, Lobão, Xico Sá, Lourenço Mitarelli e Ovídio Poli. Ao lado dos convidados especiais conversando com o público, os escritores Humberto Soares, Marcelo Ferreira, Daniel Behnke, Adriana Niétzkar, Vanucci Bernard Deucher e Thiago Kunitz Daniel lançarão livros durante a feira.

As atividades da Feira do Livro ocorrem diariamente das 9 às 21 horas, oferecendo aos visitantes lançamentos de obras e sessões de autógrafos, contação de histórias, narrativas de contos, entre outras atrações. Integrado ao evento, o SESC novamente apresenta a Maratona de Contos, um dos destaques juntamente com a área de comercialização de títulos de vários gêneros.

O conjunto formado pela área de mais de dois mil metros quadrados da praça, com o Museu Emílio da Silva, galpão coberto e outros espaços do entorno formam a Vila da Leitura. Neste espaço o público terá acesso a uma exposição de livros antigos que transportará o leitor para outras épocas e conhecer obras de vários períodos, inclusive um exemplar datado de 1451. A exposição inédita no País conta o passado, o presente e o futuro do livro, mostrando a evolução das formas de produção e de apresentação do texto literário.

Outra atração é o projeto “Marias e Fulaninhos – Troque uma Realidade por uma Poesia”. Com curadoria de Cristina Pretti e Ângela Escudeiro, a exposição vai compartilhar artisticamente o material poético que foi produzido pelas crianças e adolescentes de 12 escolas em Jaraguá do Sul, desenvolvido pela escritora e artista Ângela Escudeiro.

Na área de exposições 35 estandes divididos entre 15 expositores oferecerão livros a partir de R$ 1,00. Neste espaço as novidades ficam por conta do Garden Café e de dois estandes de livros estrangeiros, um com livros em espanhol e outro com livros em inglês. A editora Clássica Cultural, uma das maiores do Brasil para crianças, também estará presente este ano.

“A edição 2012 vai apresentar uma importante inovação na sua estrutura e na sua grade de programação. Nossa feira já vinha sendo referência no Estado pelo compromisso com os leitores, mas a partir desta edição estabeleceremos outro tipo de diálogo com a leitura, mais distante do mercado e mais próximo da verdadeira aventura do livro”, afirma o coordenador geral da feira, o escritor e editor Carlos Henrique Schroeder.

A expectativa de Carlos Schroeder é de que pelo menos 25 mil estudantes das redes municipal, estadual e particular tenham acesso à feira. “Esperamos superar a marca de 67.000 visitantes do ano passado. A feira continua voltada para formar uma nova e consciente geração de leitores, mas formar leitores de qualidade, o que é uma tarefa muito difícil. Mas estamos no caminho certo para criar a cultura do livro no município, criar uma cidade de leitores, de verdade. Com as feiras e festivais e baixando o preço do livro acredito que haverá maior incentivo para mudarmos o panorama da leitura em todo o Brasil. Mas a conscientização maior deve vir de casa, os pais devem dar o exemplo, e ler também, incentivar”.

A Feira do Livro de Jaraguá do Sul é uma realização da Design Editora, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, SESC Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul e tem patrocínio da empresa WEG, pela Lei de Incentivo à Cultura. Confira mais informações no site www.feiradolivro.org.

Do Jornal Absoluto

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.