Mecânicos realizam assembleia geral para Campanha Salarial 2012/2013 – Greve à vista?

Atenção trabalhadores da categoria mecânica de Joinville e Região, e São Bento do Sul e região: o Sindicato dos Mecânicos está convocando a todos para a assembleia geral que vai analisar e votar a contraproposta patronal no dia 21 de abril, próximo sábado, às 9 horas. Sua presença é fundamental para a decisão que será tomada e válida para cerca de 20 mil trabalhadores.

Em São Bento do Sul a assembleia será realizada no Sindicato dos Moveleiros, na rua Francisco Engel, 33 – próximo a Sociedade Bandeirantes. Até o momento não há um índice de aumento salarial apresentado pelo sindicato patronal, o que deixa a decisão ainda mais difícil, e com um final imprevisível para a categoria na região do planalto norte. A assembleia inicia às 9 horas.

Em Joinville, a negociação que parecia se encaminhar bem nos primeiros contatos, emperrou e levou o Sindicato e a categoria a entrar em estado de greve. Até o momento o patronal sinaliza com o índice de 7% de aumento salarial, cerca de dois pontos percentuais de ganho real. Nenhuma das novas cláusulas sociais foi aceita até agora. Para o Piso Salarial foi indicado o valor de R$ 800,00. O Sindicato apresentou pauta aprovada pela assembleia geral pedindo 10% de aumento e Piso de R% 950,00.

Segundo o presidente Evangelista dos Santos, as conversas vão continuar até o momento da assembleia geral que acontece no sábado, 21 de abril, às  9 horas na sede central do Sindicato localizada na rua Luiz Niemeyer, 184 – centro de Joinville. “Continuamos abertos a negociar com o patronal, mas já chamamos a assembleia geral, e ela é soberana, decide pelo sim ou pelo não. Quanto maior a presença dos companheiros, melhor e mais forte será a nossa decisão”, destaca Evangelista.

Não se descarta a realização de greve geral caso a assembleia não aprove a contraproposta patronal. Mobilizações e paralisações continuam nas empresas até o dia da assembleia geral.

Do site do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.