Feira do Livro de Joinville começa amanhã (12/4) com muitas atrações

Quem conferir a Feira do Livro de Joinville poderá se surpreender não apenas com a qualidade das palestras, estandes e materiais dispostos no local, mas também com o tamanho estrutural preparado para a 9ª edição da feira. Neste ano, serão seis mil metros quadrados utilizados durante os dez dias de evento.

Para o espaço dos expositores, editoras e grandes palestras, o Expocentro Edmundo Doubrawa foi o escolhido por comportar a estrutura de quatro mil metros quadrados. O espaço será dividido em praça de alimentação – com restaurante, café e uma confeitaria -, e espaço de palestras, onde ficará o palco central, e os 37 estandes de livrarias, editoras, distribuidoras, empresas, ONGs e entidades governamentais. Além disso, o ambiente possui 12 banheiros, seis femininos e seis masculinos, localizados nas laterais do Expocentro. Na manhã de hoje, estão sendo instalados bebedouros, para a melhor atender os visitantes.

Além dos livros e palestras, quem conferir a 9ª edição da Feira do Livro poderá prestigiar a produção nacional e local de filmes. Ao todo, 14 películas joinvilenses serão apresentados no espaço Cine Sesc, na sala 10 do Alfredo Salfer. O Sesc contará com outras quatro estruturas no local com biblioteca, jogos e contação de histórias. O local também possui 12 estruturas fixas de banheiro, além de bebedouros e ar condicionado. Ao todo, 1300 metros quadrados serão utilizados.

O Teatro Juarez Machado também receberá boa parte do público presente na feira. No local, haverá a XIV mostra do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o Proler. O programa é realizado pela Secretaria de Educação, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e promoverá contação de histórias, envolvendo cerca de 600 alunos, nos dias 16 e 17 de abril. Toda a programação do Teatro Juarez Machado está anexa à programação geral da 9ª Feira do Livro.

A estrutura do espaço também foi adequada para receber alunos, visitantes e comunidade. O local possui seis banheiros, bebedouros e tem capacidade de 500 lugares sentados. A manutenção e readequação dos espaços, além dos últimos detalhes de estrutura estão sendo revisados na manhã desta quarta-feira (11/4). Trabalhadores montam estandes e um mini anfiteatro, na lateral esquerda do Edmundo Doubrawa. O local terá capacidade para 100 pessoas e oferecerá palestras e oficinas durante parte do evento. Além disso, o Ônibus da Leitura, da Secretaria de Educação estará no local e também receberá visitantes gratuitamente.

A 9ª Feira do Livro é uma realização do Instituto Feira do Livro, Secretaria de Educação, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura, sendo realizada entre os dias 12 e 22 de abril. Mais informações no telefone 3422.1133, no Instituto Feira do Livro, ou pelo site www.institutofeiradolivro.com.br/site.

Da Prefeitura de Joinville e Instituto Feira do Livro

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.