Cultura: Coordenador do Plano Nacional participa de palestra em Joinville (SC)

Nesta segunda-feira (23/04), a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) recebe o coordenador do Plano Nacional de Cultura (PNC), do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Pereira de Oliveira, para apresentar uma palestra sobre a organização do Plano Nacional de Cultura. O coordenador vai abordar a metodologia de elaboração das metas, conforme o caderno nacional do Plano. A palestra será realizada na sala 08 do Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, das 13h30 às 16h30. O evento é aberto para participação da comunidade.

A palestra faz parte das ações do “Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Culturais de Capitais e Cidades de Região Metropolitanas”, o qual é financiado pelo Ministério da Cultura – MinC. Joinville está entre os três municípios do Brasil, selecionados para receber a palestra. A cidade foi escolhida por conta da experiência na construção do Plano Municipal de Cultura, que aguarda a aprovação da Câmara de Vereadores, e pela participação no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Sobre o Plano Municipal de Cultura:

O Plano Municipal de Cultura (PMC-Jlle) foi construído a partir dos subsídios definidos pela sociedade civil e gestores públicos, partindo das três edições da Conferência Municipal de Cultura, realizadas nos anos 2007, 2009 e 2011; das pré-conferências e dos fóruns setoriais, que tiveram o envolvimento de mais de 800 pessoas. O Plano é uma das premissas do Sistema Municipal de Cultura, aprovado pela Lei nº 6.705, de 11 de junho de 2010. O Sistema Nacional de Cultura está em implantação no MinC e deverá funcionar de maneira semelhante ao SUS e as SUAS, inclusive com repasse de recursos financeiros fundo a fundo.

Instrumento democraticamente construído de planejamento estratégico, o PMC-Jlle pretende organizar, regular e norteiar a execução da política municipal de cultura, com ações de curto (até 2 anos), médio (até 5 anos) e longo (até 10 anos) prazos. O Plano estrutura-se sob a premissa de que a cultura é direito de todos e dever do Estado, devendo ser promovida, incentivada e valorizada com a participação efetiva da sociedade civil, visando a pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania. Além de ser discutido e avaliado durante os encontros presenciais, o documento de Joinville foi disponibilizado para consulta pública antes de sua finalização.

Serviço

O quê: Palestra sobre Plano Nacional de Cultura

Quando: segunda-feira (23/04), das 13h30 às 16h30

Onde: Sala 08 – Centro de Convenções Alfredo Salfer

Av. José Vieira, 315 – América (Centreventos Cau Hansen)

Quanto: Gratuito

Informações: (47) 3433.2190 com Janaína

 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.