Celesc de Joinville de olho em Rodeio de Eletricistas

Depois da Agência Regional Florianópolis, chegou a vez de Joinville viver a emoção de um rodeio de eletricistas. Na próxima sexta-feira (27), num cenário semelhante a um rodeio tradicional – competidores, torcida, homenagem a Nossa Senhora Aparecida – a Agência vai premiar a dupla que cumprir com rigor os procedimentos de segurança exigidos no trabalho de eletricista. O evento vai contar com a participação do presidente Antonio Gavazzoni e diretores da Celesc, além de autoridades locais.

Durante o evento, será simulado o cenário ideal do desligamento programado com a realização das tarefas comuns nesse tipo de atendimento: uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), execução da Análise Preliminar de Riscos (APR), sinalização adequada da área de trabalho, execução da desenergização e energização, mantendo os cuidados necessários com equipamentos e ferramentas.

Em março, a Agência Regional Florianópolis inaugurou o calendário de rodeios deste ano, realizando o seu rodeio que contou com a participação de seis equipes de eletricistas. Durante o evento, também foi realizado uma simulação de resgate em altura com uma dupla de eletricistas mostrando ao público o passo a passo desse procedimento. A próxima Agência que se mobiliza para realizar o evento é São Miguel do Oeste, em 1º. de junho.

Agenda – A iniciativa inédita de organizar o calendário de rodeios é da Diretoria de Distribuição, que quer consolidar a mobilização interna pela segurança: “Pretendemos perpetuar essa prática na Empresa”, enfatiza o diretor Cleverson Siewert. Segundo ele, ao final da agenda de rodeios regionais, a Celesc deverá promover um Rodeio Estadual com vistas à participação da Empresa em eventos nacionais. “Além de promover a integração e a valorização dos empregados próprios e dos terceirizados, o rodeio dá visibilidade ao importante trabalho desses profissionais”, destaca o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.

A origem do evento no Setor Elétrico brasileiro remonta a 1998. Naquele ano, a Cemig, distribuidora mineira, organizou a primeira edição do gênero e repetiu no ano seguinte. Após quatro anos, em 2005, a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica – Abradee criou um grupo de trabalho com representantes de diversas concessionárias, inclusive da Celesc, para organizar o 1º Rodeio Nacional de Eletricistas, realizado em Minas Gerais no ano seguinte. Com o sucesso do evento, o Rodeio tornou-se tradição, sendo realizado a cada dois anos junto com o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – Sendi. Neste ano, o IV Rodeio Nacional dos Eletricistas será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro.

Da SDR Joinville

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.