Carros elétricos podem ficar isentos de IPI por 10 anos

Após várias tentativas de negociação de fabricantes de carros ecologicamente corretos de conseguir apoio do governo federal para importá-los ao País, o Congresso Nacional pode acabar agilizando os processos. Tramita em Brasília (DF) o Projeto de Lei 255/2010, de autoria do ex-senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB), que prevê a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para elétricos e híbridos. Ela duraria pelo menos dez anos.

A exigência para que a cobrança de IPI seja suspensa, no entanto, é firme: o veículo, híbrido ou elétrico, precisa ser fabricado no Brasil. A ideia é incentivar a produção de carros sustentáveis em solo tupiniquim. Atualmente, o PLS 255/2010 está em análise na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara do Senato. Se aprovado, passará à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, em um ainda longo caminho para ser sancionado como Lei.

Fonte: Auto Diário

 

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.