Campanha Salarial dos Mecânicos 2012/2013 – Assembleia Geral será dia 3 de março

A Campanha Salarial 2012/2013 da categoria mecânica em Joinville (SC) começa oficialmente no próximo dia 3 de março  – sábado – a partir das 9 horas na sede central do Sindicato, localizada na rua Luiz Niemeyer, 184 – centro da cidade. Todos os trabalhadores da categoria que trabalham em empresas de Joinville, Garuva, Itapoá, Araquari, São João do Itaperiú e Barra Velha e região podem e devem participar desse momento importante, a largada da luta por salários mais justos e melhores condições de trabalho. Em São Bento do Sul a Assembleia Geral está marcada para o dia 25 de fevereiro, sábado, as 9 horas na sede do Sindicato dos Moveleiros, rua Francisco Engel, 33 – próximo a Sociedade Bandeirantes, e vale para todo o planalto norte.

A partir da próxima semana a diretoria do Sindicato vai entregar boletins informativos – A Tribuna dos Mecânicos – diretamente nas fábricas e em mãos dos trabalhadores. Os associados ao Sindicato, que mantém seus endereços em dia e atualizados, receberão o exemplar em suas casas, uma prática tradicional nos últimos anos. Uma mobilização maciça será feita para ampliar a participação da categoria na luta por seus direitos. Segundo o presidente João Bruggmann, que vai deixar o cargo antes da data-base em 1 de abril, a intenção é conquistar aumento salarial compatível com a evolução dos lucros que os empresários do setor metalmecânico tiveram não só em 2011, mas anteriormente também.

“O piso estadual de salários em nossa categoria já está em R$ 800,00 fruto da luta do Sindicato, demais categorias e centrais sindicais, o que vai pressionar a subida do nível salarial dos companheiros. Mas para ter força na mesa de negociação, e é bom que se diga que nada vem de graça para a folha de pagamento, precisamos dos companheiros nas assembleias de debate, e paralisando até a produção se for necessário. Tenho dito isso sempre, quase como uma oração que se repete sempre, buscando a conscientização dos trabalhadores”, destaca Bruggmann.

No mesmo dia da Assembleia Geral, a nova diretoria do Sindicato – eleita em outubro de 2011 – será apresentada para a categoria, e haverá um congraçamento após a reunião, para confraternizar o momento. O presidente João Bruggmann deixa o cargo após três mandatos que marcaram época no Sindicato, e passa a ser secretário de Finanças na nova gestão que inicia dia 7 de março. O atual secretário Geral, Evangelista dos Santos, que é da Metalúrgica Duque, assume o cargo com a missão de avançar ainda mais na luta da categoria e do Sindicato.

Do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.