Aluno de escola estadual de Joinville representará SC no concurso de soletração

O estudante da Escola Estadual João Martins Veras, de Joinville, Ivan Moura Alves, foi o vencedor da etapa estadual do concurso “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, apresentado pela Rede Globo de Televisão. Após uma seletiva no colégio em que estuda, o jovem de 13 anos concorreu no último dia 26 com outros vinte alunos da rede pública estadual de ensino. A final do concurso será no primeiro semestre de 2012.

Ivan, de fala calma, diz que pretende manter a serenidade também no dia da disputa do título de melhor soletrador do Brasil. Até lá, o estudante garante que terá um companheiro inseparável: o dicionário. “Folheio e repasso as palavras com a minha mãe. Quando eu erro, ela me corrige e eu memorizo a forma certa”, explica o aluno da 7ª série do ensino fundamental.

Além da mãe, o jovem também conta com a ajuda de sua professora de português, Kátia Regina. A partir da quinta-feira da próxima semana, Kátia pretende dedicar cerca de 1 hora de aula para treinar com Ivan dicas gramaticais. “A língua portuguesa tem certas pegadinhas, como nos verbos irregulares e nas palavras homônimas. Vamos fazer um intensivão para que o Ivan não caia nelas”, destaca a professora.

A diretora da escola, Rita de Cássia Pereira, foi quem fez a inscrição do jovem no concurso. “Estamos todos muito orgulhosos. Se depender do nosso apoio e da nossa torcida, o Ivan já é o campeão”, garante.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.