Os benefícios do alho

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades anti-sépticas, diuréticas e de combate à febre. O alho possui um valor nutricional muito grande, e é composto de vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

Ele ajuda a evitar resfriados e a evolução da arteriosclerose. Por isso, é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose e pneumonia. Se o alho for preparado sob a forma de essência, este ajuda a aliviar os estados asmáticos e funciona como depurativo do sangue. As aplicações de preparados à base de alho estimulam o crescimento dos cabelos.

É recomendado o uso do alho em casos de ácido úrico, cálculos, diabetes, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, além de esgotamento, insônia, picaduras de insetos, reumatismo e úlceras.

O alho pode ser indicado para auxiliar no tratamento de hipertensão arterial, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas.

Como percebemos, o alho pode ser utilizado para curar e prevenir várias doenças, e não só como um simples tempero. Por isso, jamais deixe de usar essa maravilha que a natureza nos proporcionou.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.