Falando sobre dinheiro – por Jana Costa

Segue abaixo um artigo primoroso e fundamental para você, que vai receber seu décimo-terceiro salário, pegar férias, receber algum dinheiro novo, e tem dúvidas do que fazer. Para não jogar seus recursos fora, leia e siga alguns conselhos da consultora financeira e patrimonial Jana Costa, especialista que mora e trabalha no centro dos negócios do país, São Paulo, e participa especialmente, e exclusivamente, aqui neste humilde Blog. Leiam, curtam e participem com comentários e perguntas!

“Falando sobre dinheiro”, por Jana Costa *
Você gostaria de ficar rico? Claro, quem não gostaria de ser rico. Todo mundo busca uma fórmula mágica para se ganhar muito dinheiro. A loteria é a maneira mais rápida e de fácil acesso quando pensamos em enriquecer rapidamente, entretanto, a probalidade de se ganhar na Mega Sena é de 1 em 50.063.860. Isso quer dizer que se você fizer um jogo simples com 6 números a probabilidade de ganhar é de uma em mais de 50 milhões. A não ser que você tenha sorte, muita sorte, mas como nem todos gozamos de muita sorte, precisamos planejar. Essa é a primeira de uma sequência de matérias sobre planejamento financeiro e investimentos, e o objetivo é que todos possam alcançar uma independência financeira ideal para os dias vindouros!

Para atingir esse objetivo você deve rever suas contas e seus ganhos, coisa que não é muito fácil e nem gostoso de se fazer, mas é preciso. Planejamento e controle são palavras-chaves para qualquer pessoa alcançar sua independência financeira. O livro Guia Folha – Finanças traz alguns conceitos básicos e é de fácil leitura para que todos compreendam um pouco mais sobre o mundo do dinheiro, ele retrata 3 perfis diferentes quando se trata de finanças:

* Perfil do Endividado: Aquele que gasta mais do que ganha.
* Perfil do Imprevidente: Aquele que gasta tudo o que ganha.
* Perfil do Feliz: Aquele que gasta menos do que ganha, investindo a diferença.

Para chegar no último perfil vamos começar pelo primeiro, como uma pessoa que hoje está endividada pode chegar ao terceiro perfil e viver feliz? Essa pessoa conseguirá chegar no terceiro perfil com PLANEJAMENTO FINANCEIRO. O que isso quer dizer e como funciona? É simples, primeiramente teremos de começar com a ANALISE DAS DESPESAS, e para que serve esta analise? Ela tem dois objetivos bem básicos: descobrir com o que se gasta o dinheiro e induzir a criação de hábitos mais saudáveis relacionados a finanças.

A ANALISE DAS DESPESAS nada mais é do que registrar todas as despesas do no mês, anote tudo para que depois você possa saber para onde vai o seu dinheiro. Grandes despesas são mais fáceis de serem controladas porque elas, geralmente, são pagas em cheque, cartão, ou por débito automático, o problema são as despesas de valores pequenos como as que pagamos em dinheiro. Este controle deve ser feito sempre e se você vai começar agora e não tem histórico alguma inda tente estimar em detalhes as despesas extras.

Monte uma tabela para iniciar o seu planejamento. O importante é registrar todos os gastos, como por exemplo, Aluguel, água, luz, parcela do carro, etc, e também destacar o quanto cada gasto representa, em porcentagem, em relação à sua renda. Depois de você ter registrado tudo o que gastou no mês e com o que gastou, você precisa saber agora qual é a sua renda e de onde ela vem. Monte outra tabela para registrar todas as rendas e de onde elas são provenientes, e também nesse caso, colocar o quanto cada renda representa no total que você recebe, e nunca se esqueça de colocar tudo no papel, todos os detalhes tanto das despesas quanto da renda.

Com as duas tabelas preenchidas você já terá noção de todas as suas rendas e de tudo com o que você gasta o seu dinheiro. Com essa visualização das entradas e saídas de dinheiro, podemos saber exatamente que despesa temos de cortar ou reduzir e o mais importante, esse exercício de preencher as tabelas deve ser mensal, com controle diário dos gastos. Sem essa disciplina não temos como chegar a lugar algum.

Esse é o primeiro passo para nos tornarmos uma pessoa com as finanças sadias, e o primeiro passo é o mais importante para alcançarmos o terceiro perfil! Na próxima semana saberemos o que fazer com as dívidas e como dar sequência ao plano financeiro para se chegar no objetivo do perfil Feliz.

* Jana Costa, Administradora de Empresas e Agente Autônoma de Investimentos certificada pela ANCOR/CVM desde 2007.  Email: janayna.eloterio@gmail.com

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.