Filmes de terror nos Ciclos de Cinema desta semana em Joinville

Os Ciclos de Cinema de setembro vai apavorar você! A programação “Delícias do Terror” apresenta produções que marcaram as telas com muito sangue e gritos de pânico. Nesta sexta-feira (09/09) a sessão exibe o clássico “O Iluminado”, com o ator Jack Nicholson. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai pra lá com a mulher e seu filho. O contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

 No sábado (10/09) os Ciclos apresentam a produção “A Bruxa de Blair”. Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. As sessões ocorrem todas as sexta-feiras e sábados às 19h15 no auditório do Museu de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuito.

Sinopse dos filmes:

09/09, sexta-feira – O iluminado (The shining)

Stanley Kubrick. EUA, 1980. Cores, 144 min. Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Scatman Crothers, Danny Lloyd, Barry Nelson, Joe Turkel, Anne Jackson.

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. Baseado no best-seller de Stephen King, “O iluminado” é considerado um clássico do cinema e um exemplar representativo de uma corrente mais sofisticada de filme de terror. A belíssima fotografia e o perfeito casamento com a música já valem este filme, que foi o primeiro a utilizar extensivamente e de forma apurada o recurso da recém desenvolvida tecnologia do steadycam, um equipamento que evita trepidações na câmera quando em movimento e que permitiram tomadas alucinantes pelo Overlook Hotel.

10/09, sábado – A bruxa de Blair (The Blair witch project)

Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. EUA, 1999. Cores, 88 min. Com Heather Donahue, Michael Williams, Joshua Leonard, Bob Griffin, Jim King, Sandra Sánchez, Ed Swanson, Patricia Decou, Mark Mason.

Em outubro de 1994, nos EUA, três jovens foram para a floresta de Black Hills, filmar um documentário sobre uma lenda local: “A bruxa de Blair”. Nunca mais se ouviu falar deles. Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado tem o título “A bruxa de Blair”, que documenta a angustiante e arrepiante jornada de cinco dias através da floresta e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles.

Serviço

O quê: Ciclos de Cinema “Delícias do Terror”

Quando: sexta-feira (09) e sábado (10/09) às 19h15

Onde: Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui

Rua Dona Francisca, 600 – Saguaçu

Quanto: Gratuito

Informações: (47) 3433.2190 na FCJ

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.