Os Ciclos de Cinema de setembro vai apavorar você! A programação “Delícias do Terror” apresenta produções que marcaram as telas com muito sangue e gritos de pânico. Nesta sexta-feira (09/09) a sessão exibe o clássico “O Iluminado”, com o ator Jack Nicholson. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai pra lá com a mulher e seu filho. O contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
No sábado (10/09) os Ciclos apresentam a produção “A Bruxa de Blair”. Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. As sessões ocorrem todas as sexta-feiras e sábados às 19h15 no auditório do Museu de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuito.
Sinopse dos filmes:
09/09, sexta-feira – O iluminado (The shining)
Stanley Kubrick. EUA, 1980. Cores, 144 min. Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Scatman Crothers, Danny Lloyd, Barry Nelson, Joe Turkel, Anne Jackson.
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. Baseado no best-seller de Stephen King, “O iluminado” é considerado um clássico do cinema e um exemplar representativo de uma corrente mais sofisticada de filme de terror. A belíssima fotografia e o perfeito casamento com a música já valem este filme, que foi o primeiro a utilizar extensivamente e de forma apurada o recurso da recém desenvolvida tecnologia do steadycam, um equipamento que evita trepidações na câmera quando em movimento e que permitiram tomadas alucinantes pelo Overlook Hotel.
10/09, sábado – A bruxa de Blair (The Blair witch project)
Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. EUA, 1999. Cores, 88 min. Com Heather Donahue, Michael Williams, Joshua Leonard, Bob Griffin, Jim King, Sandra Sánchez, Ed Swanson, Patricia Decou, Mark Mason.
Em outubro de 1994, nos EUA, três jovens foram para a floresta de Black Hills, filmar um documentário sobre uma lenda local: “A bruxa de Blair”. Nunca mais se ouviu falar deles. Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado tem o título “A bruxa de Blair”, que documenta a angustiante e arrepiante jornada de cinco dias através da floresta e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles.
Serviço
O quê: Ciclos de Cinema “Delícias do Terror”
Quando: sexta-feira (09) e sábado (10/09) às 19h15
Onde: Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui
Rua Dona Francisca, 600 – Saguaçu
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 na FCJ