Secretário de Saúde se reúne neste sábado com médicos da SJM em Joinville

Neste sábado, 20 de agosto, o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, estará na Sociedade Joinvilense de Medicina. O encontro marcado para às 9h tem o objetivo de prestar um maior esclarecimento para os médicos de Joinville sobre o mutirão de cirurgias eletivas e os critérios do programa.

O mutirão que teve início no fim de semana passado no Hospital Regional, ainda está passando por adaptações. A iniciativa envolve etapas e organização de prestadores e filas e o atendimento vai obedecer à ordem de inscrição feita nos municípios, com as cirurgias sendo realizadas, preferencialmente, nas sedes regionais. Até o momento, 157 municípios já mandaram a lista de espera. A prioridade é para as pessoas já cadastradas no sistema e que há mais de dois anos aguardam por uma operação.

Segundo o secretário, somente após os municípios enviarem suas listas de espera é que a Secretaria de Saúde terá uma dimensão exata do número de pacientes, o que ainda é desconhecido. “Vamos informatizar todos os municípios para ter a dimensão do número de cirurgias e marcação de consultas. Para isso, vamos distribuir mais de 700 computadores para as secretarias regionais fazerem um diagnóstico da situação da sua região”.

Para estimular uma maior adesão dos prestadores de serviço ao mutirão de cirurgias eletivas, o Estado criou o Prêmio de Desempenho dos Parceiros do SUS, que é repassado às instituições hospitalares que aderirem ao projeto. O prêmio é de R$ 10 mil para cada 50 cirurgias realizadas (exceto os casos de catarata).

Após participar da reunião com os médicos da SJM, o Secretário Dalmo Claro, vai acompanhar a segunda etapa do mutirão em Joinville que será realizada no Hospital Municipal São José, com as cirurgias de catarata.

Assessoria de Imprensa – SDR

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.