Deficientes terão vagas exclusivas no Pronatec

As pessoas com deficiência terão uma cota de 5% de vagas garantidas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, criado este ano pela presidenta Dilma Roussef para aumentar o número de vagas de cursos técnicos e profissionalizantes no País.

A inclusão no Pronatec foi um pedido da presidenta. O programa terá bolsas exclusivas para pessoas com deficiência.

“Serão aproximadamente 300 mil vagas de qualificação profissional, permitindo a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, afirmou o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa, Antônio José Ferreira, que visitou o Sindicato na semana passada.

Antônio fez um balanço das ações da Secretaria, que completou um ano de existência no início deste mês e é responsável pela articulação e corrdenação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.

Ele comentou que o grande avanço foi incluir a temática dos direitos da pessoa com deficência na pauta política. “Instalamos o debate para começar a audiodescrição na televisão e estamos fazendo o acompanhamento do acesso e permanência na escola das crianças e adolescentes com deficiência nas escolas.

O secretário também destacou a publicação de um livro e um dvd intitulados História do Movimento Político da Pessoa com Deficiência.

SMABC

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.