Aumento é maior para os mais velhos

Os salários dos profissionais com mais de 50 anos de idade tiveram os maiores aumentos entre 2005 e 2010, quando comparados aos de outras faixas etárias. A razão para o crescimento, dizem os especialistas, é o aquecimento da economia.

A remuneração média dos trabalhadores de 50 a 64 anos subiu 55%. Quem tem 65 anos ou mais recebeu aumento de 73%. A média entre empregados de todas as faixas etárias foi de 48%, diz um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho a pedido da reportagem.

A inflação no período, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), foi de 34%.

O Brasil vive hoje um movimento inverso ao da década de 1980, quando registrou enxugamento do mercado, e os profissionais mais velhos foram substituídos por jovens. Hoje, o número de vagas foi ampliado, inclusive o das que exigem mais experiência, o que resultou em aumento de salários para esses profissionais.

Agora São Paulo

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.