INSS completa 21 anos hoje

Com o slogan “INSS: Novos Desafios, Novas Conquistas”, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 21 anos nesta segunda-feira (27) e comemora um novo tempo com modernidade, agilidade e respeito à cidadania.  Às 14h30 desta segunda-feira haverá Inauguração da Galeria de Presidentes, no térreo do edfício sede, cerimônia de lançamento do selo personalizado do INSS (15h30) e assinatura da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e lançamento da Coletânea das Melhores Práticas de Gestão do INSS (16h), seguido de Coquetel.

A Instituição –A entidade possui no quadro administrativo de mais de 37 mil servidores ativos, lotados em todas as regiões do país. O Instituto atende presencialmente, em média, quatro milhões de pessoas todos os meses.

Hoje, existem 1.186 Agências da Previdência Social instaladas em 1.030 municípios. Atualmente, quando um segurado vai a uma agência encontra instalações mais confortáveis e serviços eficientes. Para tanto, houve uma readequação da rede de atendimento, a renovação dos equipamentos, a capacitação dos servidores e a consequente redução do tempo de espera pelo atendimento.

O agendamento eletrônico pela internet (www.previdencia.gov.br) e pela Central 135 colocou fim às filas que se formavam pelas madrugadas. Agora, quem vai às Agências da Previdência Social é atendido com hora marcada e pode ter o benefício concedido em até meia hora.

Responsável pelo pagamento de mais de 28 milhões de benefícios, o INSS cumpre a tarefa com excelência: as transferências previdenciárias ocorrem rigorosamente em dia, sem nenhum atraso. E, além de combater as desigualdades sociais, a renda transferida mensalmente pelo Instituto impulsiona a economia de milhares de municípios.

Nesses 21 anos, o instituto vem trabalhando com foco na profissionalização da gestão, na melhoria das condições de trabalho para os servidores e na modernização da rede de atendimento e da infraestrutura tecnológica. Além disso, a entidade investe na desburocratização dos processos de trabalho e na qualificação do atendimento prestado aos trabalhadores brasileiros.

Para dar largada às comemorações do aniversário do INSS, foi realizada no domingo (19) a “Corrida da Maioridade e a Caminhada da Melhor Idade” em nove capitais brasileiras. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), teve por objetivo permitir que servidores ativos, inativos e pensionistas do INSS, aposentados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), trabalhadores e demais brasileiros pudessem comemorar o aniversário do Instituto.

Histórico – O INSS foi criado em 27 de junho de 1990 a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), atual Ministério da Previdência Social (MPS). Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O INSS caracteriza-se como uma entidade pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional.

Da Previdência Social

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.