Conheça os benefícios que o consumo de peixe proporciona à saúde

Além de pouco calórico, o peixe é bastante nutritivo e proporciona benefícios à saúde. Conheça as espécies mais comuns e o jeito certo de prepara-las

O peixe ajuda também a reduzir o risco de mal de Alzheimer, demência e cansaço mental
O peixe deveria estar mais presente no cardápio brasileiro. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.

Além disso, o peixe tem grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas. O tão conhecido e bem falado ômega-3 (tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau) ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico. Aproveite e prepare pratos deliciosos.

Você sabia?
Nos últimos sete anos, o consumo anual de peixe cresceu 40% no país. Cada brasileiro come hoje 9 quilos por ano. Ainda é pouco: a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 quilos por pessoa. E o fato de não termos atingido a meta não está no preço do pescado:É muito mais uma questão cultural do que de preço, diz o economista Alberi Dalbermann.

O peixe tem menos gordura do que qualquer outra carne
Os 12 tipos de peixe mais consumidos
1. Cação -Muito macio, pode ser assado, em postas, peixadas ou ensopado.
2. Cavalinha- Carne um pouco mais gordurosa, pode ser usada para ensopados ou frita.
3. Dourado -Considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros, pode ser preparado assado, recheado com farofa, ou em postas.
4. Linguado -Carne branca e magra, Tradicionalmente preparada em filés.
5. Merluza -Carne branca e salgada, pode ser preparada em filé ou espetos na grelha.
6. Namorado -Carne branca e magra, sem espinhos, pode ser preparada assada, cozida ou ensopada.
7. Pacu – Tem pouco espinho e pode ser preparado grelhado ou assado.
8. Pescada -Carne branca com pouco espinho, pode ser feita assada, frita ou em filés.
9. Pescadinha – Com pouco espinho, pode ser preparada frita ou ensopada.
10. Pintado – Sem espinhos, pode ser grelhado, assado ou frito.
11. Porquinho – Carne branca e sem espinhos, de tamanho pequeno, pode ser preparada frita.
12. Sardinha – Carne escura e com espinhos, pode ser assada, grelhada ou frita, com bastante tempero.

Vida Sadavél

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

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